AGENDA CULTURAL

11.8.16

Pais de gênero feminino.

Hélio Consolaro*

Dificilmente, o bebê fala primeiro papá. Às vezes, sim, se a mãe chamar a comida de papá. E quando escapa vovô ou vovó, então, há uma festa.

Nem sempre o homem assume responsavelmente a sua paternidade. Quando o faz, foi porque assim foi criado, teve um pai presente, o exemplo veio do berço, por uma questão cultural, incluindo aí a religião.

Essa falta de responsabilidade do macho pela cria está no DNA, é mais natural. Em nossa sociedade consumista, beirando o hedonismo, em que a felicidade depende de cada um, isso se prolifera. O macho se encarrega de proliferar a espécie, enquanto a fêmea se de cuidar da cria.

Isso, numa sociedade primitiva, rural, não traz nenhuma complexidade, mas nessa realidade urbana em que criar filhos é oneroso, o pai folgazão é um peso para todos.

Os governantes, conhecendo o comportamento masculino, nos programas habitacionais de baixa renda, como Minha Casa, Minha Vida até 03 salários mínimos, implantaram a política habitacional de gênero, financiam a casa para as mulheres, que são mães e não vão abandonar a sua prole como fazem os pais que vendem a casa facilmente, anulando a ação governamental.

Num conjunto habitacional Minha Casa, Minha Vida, abaixo de 03 salários mínimos, há muitas marias, muitos meninos Deus e poucos josés. Haverá pouco “Feliz Dia dos Pais”, raros presentes. Ou a galerinha tem pais diferentes.

A manjedoura estará instalada, é todo o conjunto habitacional, animais soltos nas ruas, muitas paternidades questionadas, como a de José, Herodes querendo o controle da natalidade.

Essa precariedade da vida vem de há muito, muda-se o cenário e o figurino, mas os dramas vividos no palco são quase os mesmos.

Então, parabéns a todos os pais, conscientes e inconscientes, afinal, com ou sem responsabilidade, sem nós, a humanidade não existiria. Há muitos pais, outros “paiaços”, como há muitas pais do gênero feminino.


*Hélio Consolaro é professor, jornalista e escritor. Membro da Academia Araçatubense de Letras.

Nenhum comentário: