AGENDA CULTURAL

13.9.16

Morreu um cabo eleitoral: Ninha

Hélio Consolaro (sentado, chapéu) e Hélio Fernandes de Souza, o Ninha (de pé) no Buteco Legal, tendo ao fundo um casal de Marília
Hélio Consolaro, candidato a prefeito de Araçatuba, 2016*

Morreu o Ninha. Um homem macho, mas com um apelido tão delicado. Ele é meu xará, sempre enchia de comentários este blog: Hélio Fernandes de Souza, o Ninha. 

Conversávamos muito, sempre ouvia seus relatos com atenção, nunca o menosprezei, acho que por isso éramos amigos. Como marinheiro, morreu em pleno mar. Deus quis fazer-lhe uma homenagem, morrer em pleno processo eleitoral.

Era um cabo eleitoral tradicional cuja função ia além das eleições, que a política de Araçatuba não vai ter mais exemplar tão típico. Diziam os inimigos que não gostava de pegar no pesado, por isso pertencia à arraia miúda de peixe-piolho que se alimentava do corpo do tubarão (o político). 

Nada disso, Ninha gostava de servir, meio desbocado, mas sempre a serviço. Não tinha carro, bicicleta, nem moto. Sempre a pé. Muito menos carro de som, mas esparramava boatos com facilidade.

Ele tinha até livro publicado: "Código Tributário e de Posturas do Município de Araçatuba". Reuniu as leis municipais mais usadas num só volume, uma forma de tomar dinheiro dos amigos, mas era útil para os advogados.

Ultimamente estava meio desequilibrado, seu PHS tomara rumo diferente e ele se desmembrou do partido. Estava tão azedo que a mulher não suportou mais as suas ranhetices, mandou o cara passear. Viver de gorjetas de políticos não é fácil. Andava macambúzio.   

Apesar de sua vida irregular, sempre tinha o porto seguro de uma mulher para recebê-lo. Não encontrou mais isso, bateu literalmente cabeça e morreu. Era uma homem incompleto, parecia que procurava algo que lhe faltava. Quem sabe lá na outra dimensão encontra a parte ausente. Que Deus o tenha.

*Hélio Consolaro é professor, jornalista e escritor. Membro da Academia Araçatubense de Letras. Vereador de 1983-88 e secretário municipal de Cultura de 2009-16.