AGENDA CULTURAL

26.9.16

Trem turístico entre Araçatuba e Birigui. Que tal?

Hélio Consolaro é candidato a prefeito de Araçatuba, 2016*

Maria-fumaça instalada no Zoológico municipal Flávio Leite Ribeiro, Araçatuba 
Nós, araçatubenses, precisamos implantar o turismo, valorizar a nossa cultura, buscando em seu passado as raízes. O trem é um elemento importante, pois Araçatuba surgiu diante de uma estação de trem. 

Eis uma brilhante ideia: usar a locomotiva tipo maria-fumaça que se encontra no zoológico municipal Flávio Leite Ribeiro, que já foi avaliada pela Associação Brasilira das Operadoras de Trens Turísticos Culturais em condições de funcionamento, para promover semanalmente ou diariamente uma viagem turística de Araçatuba aBirigui e vice-versa (ou chegando até Penápolis).  A exemplo do que acontece em Jaguariúna, região de Campinas.


A linha férrea seria a mesma, já com permissão da América Latina Logística. A estação de Fernando Laboriaux seria o ponto de chegada e partida de Araçatuba. Uma forma de recuperar aquele prédio histórico. 


Interior do vagão da viagem turística de Jaguariúna

Várias cidades já implantaram a viagem turística de trem (Jaguariúna, é um exemplo, região de Campinas) como uma forma de turismo cultural, de resgate da memória. Fazer isso numa parceria pública privada.    
Estação de Fernando Laboriaux - Araçatuba
Pretendo implantar este projeto para que nossos jovens e crianças vivenciem de uma forma simulada o nosso passado histórico e os mais velhos recordem as viagens de trem. Não precisa de muito dinheiro, basta apenas ter vontade de trabalhar.   

Viagem do trem de Jaguariúna

*Hélio Consolaro é professor, jornalista e escritor. Secretário municipal de Cultura de Araçatuba de 2009-2016

Um comentário:

Anônimo disse...

Seria muito bom professor.eu apoio