AGENDA CULTURAL

21.10.16

Quem são os verdadeiros palhaços?

Parte do grupo veio de São Leopoldo e começou ato no trem (Foto: Hygino Vasconcellos/G1)
Hélio Consolaro*

Um grupo de pessoas vestidas como palhaços realiza um protesto na tarde desta quinta-feira (20/10/2016) no Centro de Porto Alegre. De acordo com a organização, o ato é contrário à onda de palhaços mascarados que vem sendo registrada em vários países. O ato teve início pouco antes das 17h (G1)

Xingar o outro de palhaço é comum entre nós, mas palhaço é um profissional do riso, da alegria, fazendo coisas engraçadas, principalmente nos circos.

O xingamento de “palhaço” significa pessoa boba, fácil de ser enganada.  Pessoa que age de forma ridícula, atrapalhada.

Como a cultura circense está desaparecendo, os palhaços trabalham em grupo nas praças e ruas, em parceria com malabaristas e atores. Ou, então, animam festas de aniversários de crianças. Ganham a vida fazendo palhaçadas.


Mas quando achamos que chegamos ao pior, não há mais nada para piorar, eis que surgem pessoas fantasiados de palhaços para aterrorizar.

O falso palhaço deve olhar a cara de um cidadão e pensar assim: “você está pensando que vou fabricar risos para sua cara triste, né! Está enganado, vou lhe mostrar a vida como ela é, quem é palhaço aqui é você!”

E assim, os palhaços profissionais estão sem trabalhar porque ninguém quer contratá-los para as festas e nem assistir às suas palhaçadas.

Em épocas cinzentas, não se sabe mais quem sãos os verdadeiros palhaços.

*Hélio Consolaro é professor, jornalista e escritor. Membro da Academia Araçatubense de Letras de Araçatuba-SP



Nenhum comentário: