AGENDA CULTURAL

21.4.17

Existe a boa música?

Chamar de "música boa" aquela que você gosta é menosprezar o gosto dos outros. 


Hélio Consolaro* 

Às vezes, locutores de programas de rádio mais cult afirmam: "Aqui você ouve a boa música". Esta afirmação "a boa música" carrega em si uma grande dose de subjetividade, chegando à intolerância subjacente porque se trata de um juízo de valor. 

Em vários programas "Todo Seu" do Ronie Von (TV Gazeta, 22h30), que faz apologia às coisas estrangeiras, tudo que é bom está nos Estados Unidos, quando ele entrevista um músico ou um cantor, ele fazia a pergunta: "Você não acha que a música brasileira está em decadência?" E felizmente Ronie tem levado algumas bordoadas de respostas inteligentes, como: "cada época tem a sua música, nós também em nossa juventude fomos rechaçados". Na verdade, a boa música é aquela que não fica velha, em qualquer gênero, como "Carinhoso", "Chalana", por exemplo.

O canal de TV Multishow tem um programa que se chama "Música boa ao vivo", que já foi animado pelo Thiaguinho e agora pela Anitta. Os nomes dos animadores já prenunciam que lá não há Bossa Nova, MPB biscoito fino, ou seja, nada cult, nem por isso deixa de ser "música boa" aos fãs do pagode, do sertanejo, etc. 

Chamar de "música boa" aquela que você gosta é menosprezar o gosto dos outros. Cada segmento social tem a sua arte, seria a mesma coisa de chamar a igreja católica de igreja e as evangélicas de seitas. 

Assim também é "votar bem" ou a afirmação de que "o brasileiro não sabe votar". Para saber votar é preciso escolher o meu partido, os meus candidatos? Não e não. Votar bem é exercer a cidadania com consciência, não ir pela cabeça dos outros, procurar um candidato que corresponda a seus princípios, pode até ser o Tiririca, o abestado.

Há gente que considera etiqueta coisa de gente chique, requintada. Na verdade, etiqueta é derivada da palavra ética. Aceitar os outros como são, se discordar, fazê-lo com elegância. Tudo isso faz parte da boa etiqueta (ética). 

*Hélio Consolaro é professor, jornalista e escritor. Membro da Academia Araçatubense de Letras.

Nenhum comentário: