AGENDA CULTURAL

15.5.17

Poesia e entronização no Dia das Mães na Academia Araçatubense de Letras

Como é tradição na AAL, desde a sua fundação em 1992, isso consta de seus estatutos, o prefeito municipal no exercício do mandato é membro honorário da entidade.

Tito Damazo, Antenor Rosalino, Hélio Consolaro (acadêmicos), vice-prefeita Edna Flor, prefeito Dilador Borges, Yara Pedro de Carvalho (presidenta da AAL); Hosanah Spíndola (membro da coordenação do Grupo Experimental); Marianice Paupitz e Emília Goulart (acadêmicas) 
Hélio Consolaro*

No último sábado, 13/05/2017, das 9h às 16h, na rua Joaquim Nabuco, 210, o Grupo Experimental da Academia Araçatubense de Letras (AAL) realizou o Varal da Poesia em Homenagem às Mães, quando poetas da cidade e região, como alunos de escolas da rede estadual de ensino expuseram seus textos. O evento teve apoio da Diretoria de Ensino e da Secretaria Municipal de Cultura de Araçatuba.

ESCOLAS PARTICIPANTES: EE Maria do Carmo Lélis, Fundação Casa, Colégio Fênix (particular), EE Altina Morais Sampaio, EE Clóvis de Arruda Campos (Paraisão); EE Vicente Barbosa (Valparaíso-SP), EE Joubert de Carvalho, EE José Cândido, EE Nilce Maria Souto de Melo, EE Ary Bocuy, EE Maria Apparecida Balthazar Poço, EE Davi Golia (Valparaíso-SP), EE Vítor Antônio Trindade, EE João Arruda Brasil (Guararapes), EE Licolina Villela Reis, EE Manoel Bento da Cruz, EE Jorge Corrêa, EE Vaniolê Dionísio Pavan, EE Waldelmar Queiroz (Guararapes), Silvestre Augusto do Nascimento (Taveira).
    

ACADÊMICOS PRESENTES: Yara Pedro de Carvalho, Emília Goulart, Marianice Paupitz, Antenor Rosalino, Tito Damazo, Hélio Consolaro, Amarildo Brilhante, Marly Garcia.

COORDENAÇÃO DO GRUPO EXPERIMENTAL PRESENTE: José Hamilton Brito, Hosanah Spíndola, Alice Silva, Elaine Alencar.  


2


O Grupo Experimental é a congregação de escritores que não são acadêmicos, tanto de Araçatuba como da região, em torno da AAL, como uma forma de inclusão, já que a entidade tem como objetivos incentivar a literatura e o bom uso da língua portuguesa.


 

Assim, a realização do Varal da Poesia foi um jeito de aproveitar a data do Dia das Mães como homenagem e incentivo à composição de poemas.

Como é tradição na AAL, desde a sua fundação em 1992, isso consta de seus estatutos, o prefeito municipal no exercício do mandato é membro honorário da entidade. E ainda não se tinha feito a entronização da foto do prefeito Dilador Borges, então a presidenta Yara Pedro de Carvalho resolveu aproveitar a data para realizar os dois eventos.  



O prefeito Dilador Borges aceitou o convite e compareceu  acompanhado da vice-prefeita Edna Flor e de grande parte do secretariado municipal. A Secretaria Municipal de Cultura foi representada por sua diretora de patrimônio histórico Lucinha Carrijo. A entronização foi um momento de grande emoção.    

Todos os prefeitos colaboraram com a Academia Araçatubense de Letras no decorrer de sua história, mas os mais colaborativos foram Domingos Andorfato e Cido Sério. A torcida entre os escritores é que o prefeito Dilador Borges supere os dois no final de seu mandato.

Nenhum comentário: