AGENDA CULTURAL

9.5.17

Trocar a égua por um celular

Nessa situação, a expressão "baixa da égua" até parece uma expressão da informática


Um marceneiro de 25 anos, morador no bairro Iporã, em Araçatuba, foi preso na tarde desta segunda-feira (8) acusado de receptação. Ele foi flagrado com um celular que foi roubado em 4 de março e disse que trocou o aparelho por uma égua (Folha da Região, 08/05/2017)

Hélio Consolaro*

A ironia, o engraçado, não está no roubo, na recepção, mas no fato de trocar uma égua por um celular. O negócio da troca mostra como vivemos duas realidades simultâneas: a moderna (celular) e a antiga (égua). E uma foi trocada por outra.

Baixar algo da internet é fazer download. É impossível baixar uma égua com celular, mas é possível chamar um mototáxi, uma ambulância. Então, a coitada da égua foi trocada pela tecnologia.   

Mas a égua tem lá sua vantagens. Além de ser um veículo, não consome combustível, come capim num terreno baldio, pode morar no quintal da casa de periferia, só não pode ser abrigada num condomínio, pois além de fazer cocô, ela relincha. Escute aqui, clicando, o relincho equino.

Nessa situação, a expressão "baixa da égua" até parece uma expressão da informática, mas não tem nada a ver, porque quando não gostamos de alguém ou não o queremos  perto de nós, mandamos para a baixa da égua.  

Esse pessoal atrasado, que não gosta da tecnologia, fica arrumando todas as desgraças do mundo para quem usa aparelhos avançados, a gente manda para a baixa da égua, porque em torno do animal pode estar dormindo um cangaceiro de Lampião. 

*Hélio Consolaro é professor, jornalista e escritor. Membro da Academia Araçatubense de Letras.

2 comentários:

Gabriel Araújo dos Santos disse...

Imbatível Hélio Consolaro. De uma abobrinha ele faz uma torta suculenta e deliciosa, e a gente se lambuza todo, aquele gosto nos acompanhando por dias sem conta. Gostei, e demais, sô!

Anônimo disse...

Fora que a Égua pelo menos olha na tua cara quando você tá falando com ela. A tecnologia de hoje vai formar uma geração de corcundas, obesos e doentes ainda. Não vai demorar...