AGENDA CULTURAL

6.8.17

Alimentar pombos e moradores de rua

--> É melhor dar milho aos pombos do que abandonar cachorros nas ruas e envenenar gatos da vizinhança
Foto: Folha da Região
GRAMOR, atuante há 33 anos, a iniciativa sem fins lucrativos busca novos participantes para ampliar o efeito das ações

LEIA A NOTÍCIA, CLICANDO AQUI

"Grupo que há 30 anos distribui marmitas procura novos voluntários" Nos finais de tarde, moradores de rua de Araçatuba se reúnem no terminal rodoviário atentos ao movimento de carros que estacionam na redondeza. Lá, voluntários do Gramor (Grupo de Ajuda aos Moradores de Rua) distribuem marmitas todos os dias do mês às pessoas que não teriam meios de adquirir as próprias refeições.(Folha da Região, 06/08/2017)

Não restam dúvidas de que é melhor estender os braços com marmitas para famintos do que ignorar a fome, desprezar nossos irmãos ou até assassiná-los como forma de higienização social, incendiando corpos, conforme já aconteceu em grandes capitais, numa atitude nazi-facista. 

Como também é melhor dar milho aos pombos do que abandonar cachorros nas ruas e envenenar gatos da vizinhança. Admiro as pessoas que praticam a caridade sem cobrar explicações do beneficiado, sem exigir mudanças de comportamento, sem impor-lhes um modelo de vida.

Mais condenável ainda é quando prefeituras se livram de seus moradores de rua, transferindo-os para outras cidades, se omitindo na elaboração de uma política pública de assistência social. 

Há gente que está em situação de rua, provisoriamente, e está ansiosa por sair disso, como aqueles que se acostumaram com tal situação e, também, existem pessoas que se desapegaram totalmente de bens materiais e de certos valores para morarem na rua. 

Apenas considero necessário juntar os benfeitores, individuais, públicos de governamentais para que haja mais operacionalidade e efeitos mais efetivos na assistência social.  

Mas isso é para quem atende ao chamado de Francisco de Assis ou está no comando das políticas públicas.

*Hélio Consolaro é professor, jornalista e escritor. Membro da Academia Araçatubense de Letras 

Nenhum comentário: