AGENDA CULTURAL

16.8.17

Em defesa da Constituição e da Democracia


Hélio Consolaro*


Hélio Consolaro*

Um jovem me perguntou se devia ir à reunião do Movimento Brasil Livre (MBL) que acontecerá na Câmara Municipal de Araçatuba, no sábado, 19/08/2017, 15h.

Explicando: o MBL teve uma participação forte no "Fora Dilma", mas não aderiu ao "Fora Temer". Não ia gritar fora para quem eles puseram lá. Há uma certa coerência.

Respondi ao jovem que se ele fosse meu filho (ou neto), eu diria: "Olhe bem com quem você anda, escolha bem suas companhias. Ande com gente que defenda a inclusão, seja contra o preconceito, a favor dos direitos humanos e da diversidade, defenda a democracia e respeite do patrimônio público. Nada de raivosos. Mas você não é meu filho, portanto, converse também com seu pai, com sua família, com seu irmão".

Daqui para frente, todos os movimentos políticos, inclusive o MBL, têm em vista as eleições de 2018 e isso é bom, porque há um consenso no respeito à democracia. Ninguém está correndo para pegar em armas.

Nas urnas de 2018, deverá nascer a construção de um novo pacto social e democrático que foi rompido em 2014 por um lado que não aceitou a derrota, que não teve a paciência de esperar a próxima eleição, preferiu costurar um golpe parlamentar, se antecipando. E deu no que está dando.  

A juventude que sempre começou militando politicamente nos portais da esquerda, passando depois de adulta para a direita, atualmente se inicia  na direita. Quem sabe no futuro, passará para a esquerda. 

Na verdade, estamos fazendo história a cada minuto. Hoje será história amanhã. E ela precisa de tempo para se configurar.

Em 2018, precisamos fazer uma garimpagem apurada na hora de votar, mesmo dentro da agremiação partidária da qual participamos. Todos os partidos e candidatos farão o discurso anticorrupção, muitos, apenas da boca para fora. Cuidado!

*Hélio Consolaro é professor, jornalista e escritor. Araçatuba-SP 

Nenhum comentário: