AGENDA CULTURAL

7.11.17

Sesc inaugura nova sede da unidade de Birigui

Fotos:Pedro Finoti
O Sesc Birigui, com cerca de 7,5 mil m² de área construída seguindo os padrões de edificações verdes e sustentáveis, contará com teatro, quadras, piscinas, biblioteca, espaço para exposições, entre outros equipamentos
-->
O Noroeste do estado de São Paulo ganhará, a partir de 25 de novembro, a mais nova unidade do Sesc no interior: o Sesc Birigui. Com projeto arquitetônico assinado pela Teuba Arquitetura e Urbanismo, o novo centro sociocultural e desportivo da região terá uma área construída com mais de 7,5 mil m², ocupando o terreno do antigo Birigui Tênis Clube, doado pela prefeitura, localizado no centro da cidade.


O projeto desta nova unidade tem como uma de suas principais características a sustentabilidade. Em sua construção foram obedecidos os critérios que minimizam a geração de resíduos e riscos ao meio ambiente e à comunidade. Esses atributos somam-se à estrutura da unidade, que possibilita oferecer aos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo e à população da região de maneira geral, o acesso a um conteúdo programático completo, com o mesmo perfil oferecido pelo Sesc em todas as unidades do estado.


Para o diretor regional do Sesc São Paulo, Danilo Santos de Miranda, “Birigui, cidade que o Sesc está presente há quase vinte anos, possui uma pujança e uma força econômica, com muitas indústrias de calçados e está próxima de outra cidade grande, Araçatuba. A cidade possui uma ligação densa com toda essa região, com a condição especial de ter oferecido ao Sesc um espaço muito adequado do ponto de vista social, cultural e esportivo, com um clube situado bem no centro da cidade”, afirma o diretor regional do Sesc SP, Danilo Santos de Miranda.

Ele completa, ressaltando que “isso permitiu que pudéssemos instalar uma unidade com as características típicas do Sesc, com espaços amplos destinados a atividades físicas e culturais, com um belo teatro, oferecendo à comunidade de todas as idades e camadas sociais uma gama de serviços que o Sesc costuma realizar”.


Entre os espaços e projetos que compõem o Sesc Birigui destacam-se o Teatro com 217 lugaresGinásio PoliesportivoConjunto Aquático com Piscinas Semiolímpica (climatizada), Infantil e para práticas diversas, como o BiribolSolárioCampo de Futebol SoçaiteQuadra de AreiaBiblioteca com cerca de 3 mil títulosClínica OdontológicaEspaço de Tecnologia e ArtesÁreas de ExposiçõesEspaço de BrincarSala de Ginástica Multifuncional e Cafeteria.

Verde - Entre os exemplos da construção sustentável do Sesc Birigui está o Teto Verde da unidade, formado por placas com plantas diversas, composto por suculentas, pois elas possuem adaptações especiais para suportar o clima quente e a falta da água, armazenando água em suas folhas.  Além de reduzir a absorção do calor e proporcionar conforto térmico, o teto aumenta a umidade do ar, diminui a poluição sonora, absorve poluentes e poeira e melhora a qualidade do ar no entorno, favorecendo a microfauna local. O espaço também estará apto a receber ações de educação ambiental.



















Outras medidas adotadas em sintonia com os preceitos de edificações verdes ou sustentáveis são o sistema de reaproveitamento de águas pluviais e a estação de tratamento de esgoto e reuso da água tratada para bacias sanitárias, que seguem o modelo de baixa vazão. Há também acionadores de água nos banheiros que possuem dispositivos de controle e tempo de vazão e o aquecimento de água ocorre por meio de placas solares. Com relação à iluminação, as lâmpadas e luminárias utilizadas estão de acordo com os modelos de auto eficiência energética.

É importante ressaltar que essas características credenciam o Sesc Birigui a receber a Certificação Leed (Leadership in Energy and Environmental Design), concedida a construções sustentáveis, e a Certificação Procel Edifica, que atesta a eficiência energética da construção.


OS ESPAÇOS
Com sua nova estrutura, o Sesc aumenta ainda mais a fatia de serviços oferecidos para a comunidade. Desta maneira, o público de Birigui e das cidades próximas poderá praticar atividades físicas e esportivas, assistir a espetáculos de música, de teatro, de dança e de circo, ver exposições de arte, ler um livro, comer e tomar um café, ser atendido na clínica odontológica e participar de muitas outras atividades.

Teatro
Com capacidade para 217 pessoas, o teatro será palco de apresentações artísticas variadas como shows, espetáculos de artes cênicas, exibições de audiovisual, conferências e seminários. Possui assentos para obesos e pessoas com deficiência física usuárias de cadeiras de rodas e seus acompanhantes.

Convivência
Espaço livre para todos os públicos, destinado à convivência, que abriga programações variadas como apresentações artísticas, intervenções e exposições.


Espaço de Leitura
Revistas e jornais podem ser lidos no espaço, que também receberá programações artísticas regulares. Pessoas com deficiência visual tem acesso ao conteúdo oferecido por meio de equipamentos especializados.

Biblioteca
Com acervo diversificado composto por cerca de 3 mil títulos, terá livros disponíveis para empréstimo, reunidos em diferentes gêneros como literatura brasileira e estrangeira, HQ, artes, humanidades, saúde e meio ambiente.

Espaço de Brincar
Destinado a crianças de 0 a 6 anos e seus adultos acompanhantes, conta com espaço especialmente preparado com elementos lúdicos.

Sala de Referência – Curumim
Espaço destinado ao Programa Curumim, voltado a crianças de 7 a 12 anos, mediante inscrição.

Salas de Múltiplo Uso
A Unidade possui quatro salas de múltiplo uso, que podem ser usadas para diversas atividades como cursos, oficinas, performances e exposições.

Espaço de Tecnologia e Artes (ETA)
É um laboratório para práticas que utilizam suportes tecnológicos realizadas a partir de oficinas, cursos, instalações, performances e palestras. Além disso, também são oferecidos horários específicos para o acesso à internet.

Ginástica Multifuncional
Sala ampla e climatizada destinada a realização de exercícios individuais e aulas em grupo do Programa de Ginástica Multifuncional. Composta por equipamentos e acessórios que possibilitam o desenvolvimento das habilidades motoras e capacidades físicas de forma segura, adequada e prazerosa.


Parque Aquático
Composto por uma piscina semiolímpica, uma piscina infantil, duas para prática de biribol e um solário. Para o uso recreativo e desenvolvimento do Programa de Atividades Aquáticas, com foco no atendimento do público prioritário.

Quadra Poliesportiva
Espaço descoberto dedicado à prática de diversas modalidades esportivas, recreativas e corporais. Cursos permanentes, como do Programa Sesc de Esportes, aulas abertas, recreações, apresentações, torneios e campeonatos compõem a programação do local.

Campo de Grama Sintética
Destinado à programação de atividades esportivas e recreativas, cursos permanentes, como o Programa Sesc de Esportes, torneios e campeonatos entre empresas do setor do comércio de bens, serviços e turismo. A arquibancada possibilita a contemplação das práticas.

Campo de Areia
Possibilita a prática de modalidades esportivas que são, tradicionalmente, realizadas nas areias das praias, parques, rios e lagos, tais como vôlei e tênis de areia, frescobol, futevôlei e outras. Espaço utilizado para recreações, cursos e outras possibilidades.

Loja Sesc
Espaço de exposição e venda de produtos exclusivos, desenvolvidos para prolongar a experiência na instituição por meio de livros das Edições Sesc, CDs e DVDs do Selo Sesc e outros itens.

Central de Atendimento
A Central de Atendimento fornece informações ao público sobre credenciamento e participação nas atividades oferecidas pelo Sesc, além da venda de ingressos e inscrições para o turismo social, cursos e seminários.

Odontologia
Clínica Odontológica com dois consultórios e uma sala de raio-x. A equipe de dentistas realiza atendimento de clínica geral e tratamentos com o uso de laser terapêutico. Ações educativas na área de saúde bucal também estão programadas.

Lanchonete do Parque Aquático
Opções de bebidas frias, frutas e sorvetes.

Comedoria
Espaço que serve bebidas frias e quentes, salgados, sanduíches, saladas, bolos, frutas, doces e sorvetes.

Vestiários
Compostos por masculino, feminino e familiar, oferecem armários com senha digital, proporcionando mais conforto e segurança para o público curtir as atividades do Sesc. Todos possuem acessibilidade.

Quintais
Conviver em espaços agradáveis, com área verde, é uma opção. Os quintais estão prontos para receber todos os públicos.

Redário
O redário disponível nos pergolados dos quintais propõe uma pausa para descansar.

Paraciclo
Quem quiser ir ao Sesc pedalando, pode guardar a bicicleta no paraciclo com 112 vagas.

Estação de Tratamento de Esgoto
Entre as medidas adotadas para edificações verdes ou sustentáveis, o Sesc Birigui conta com um sistema de reaproveitamento de águas pluviais e uma estação de tratamento de esgoto e reuso da água tratada para bacias sanitárias, que seguem o modelo de baixa vazão.

Aquecimento Solar
O aquecimento da água da piscina semiolímpica e dos chuveiros dos vestiários é realizado por meio de placas solares instaladas na cobertura do edifício.

Reúso da Água
A água que transborda das piscinas é coletada em canaletas, encaminhada para filtragem e tratamento, e retorna às piscinas em condições adequadas para o lazer e/ou o esporte.  Os telhados são usados para captação da água da chuva, que depois é utilizada na irrigação dos jardins, evitando assim o uso de água potável para esse fim.


Aproveitamento do Sol
A orientação espacial do edifício, com sua maior extensão voltada para a
face norte, permite que as atividades ao ar livre, nas piscinas, quadras e jardins, possam sempre receber a luz do sol, pois não incide sombra
do edifício.

Acessibilidade Universal
Um centro sociocultural e desportivo com rampas, elevadores, piso tátil e outros equipamentos indispensáveis para a acessibilidade universal.
Uma ampla programação inaugural está sendo preparada e será divulgada nas próximas semanas. Inauguração do novo Sesc Birigui, dia 25 de novembro, a partir das 10h.
SESC BIRIGUI

Horário de funcionamento fim de semana de inauguração:
Dias 25 e 26 de novembro, das 10h às 19h.

Horário de funcionamento da unidade:
Terça a sábado, das 13h às 22h.
Domingos e feriados, das 9h30 às 18h30.

Polo Avançado de Araçatuba
Horário de funcionamento: Segunda a sexta, das 9h às 18h

Nenhum comentário: