AGENDA CULTURAL

30.12.17

Danilo Caymmi no Sesc em Birigui

Música


Show 
Eder Giaretta convida Danilo Caymmi
O pianista Eder Giaretta e seu grupo instrumental formado por Fernando Barbosa (baixo), Anselmo Pereira (flauta), Osvaldo Martins (bateria), promovem o encontro de diversas obras e estilos musicais em uma instigante formação: Flauta e Jazz Piano Trio. Um projeto eclético que mescla padrões da escrita erudita, explorando a liberdade característica do Jazz e da improvisação. Para este show, o pianista biriguiense convida um dos principais nomes da MPB, Danilo Caymmi, que, acompanhado do violonista Davi Mello, se junta ao quarteto para apresentar algumas de suas canções. 
Dia 5, sexta, 20h30. Teatro. Grátis. 16 anos.
Retirada de ingressos com 1h de antecedência.

Teatro 

Espetáculo 
O Sonho de Jerônimo 
Com a Fabulosa Companhia
Jerônimo Jerimum tem sempre o mesmo sonho, com uma voz dizendo para ele sair do lugar de onde vive com o seu tio Plínio, um inventor genial e atrapalhado. Junto de Yakisoba, sua gatinha de estimação, ele sairá numa incrível jornada, até descobrir que a felicidade pode estar onde ele menos esperava.  
Dia 7, domingo, 17h. Teatro. Grátis. Livre.
Retirada de ingressos com 1h de antecedência.


Artes visuais

Exposição 
(Re)Inventar - Arte Popular Brasileira
A exposição exibe parte do acervo do Museu Casa do Pontal, do Rio de Janeiro, com destaque para obras de 21 artistas inventivos. A mostra dialoga com a criatividade e seu poder de transformar a vida, apresentando artistas das camadas populares que inventam mundos imaginários e os compartilham conosco por meio de suas esculturas e modelagens. Agendamento de grupos: agendamento@birigui.sescsp.org.br
De 2/1 a 24/3, terça a sexta, das 13h às 21h30.  Sábado, domingo e feriado, das 9h30 às 18h. Sala Múltiplo Uso 3. Grátis. Livre.


Crianças

Oficina 
Brincadeiras tradicionais 
Com instrutores de atividades infantojuvenis do Sesc. A proposta tem como objetivo relembrar as brincadeiras que atravessam gerações e suas diversas possibilidades, resgatando jogos e brincadeiras tradicionais e discutindo a importância para a criança dessas experiências, do brincar e de se apropriar. 
Dia 2, 3, 4, 5 e 10, terça a sexta, das 16h às 18h. Quintal/ Gramado (Entre Quadra e Campo). Grátis. Recomendado para crianças de 7 a 12 anos.

Vivência 
Bolinha de gude 
Com educadores do grupo Simon. O jogo de bolinhas de gude atravessa gerações e será apresentado ao público em mesas e nas modalidades "box" e "triângulo". A atividade é uma oportunidade de relembrar ou aprender este jogo. 
Dia 4, quinta, das 14h às 21h. Área de Convivência. Grátis. Livre. 

Vivência 
Futebol de botão 
Com educadores do grupo Simon
Uma vivência de futebol de botão, que representa sobre a mesa uma partida entre equipes de futebol, será proporcionada ao público que já o conhece e àqueles que querem aprender a jogar. 
Dia 5, sexta, das 14h às 21h. Área de Convivência.  Grátis. Livre.

Vivência
BrincaYoga 
Com Renata von Poser
BrincaYoga é uma vivência em grupo das posturas da yoga, com brincadeiras, cirandas, histórias, músicas e técnicas simples de respiração, relaxamento, massagem e meditação. Estimula a comunicação positiva e o fortalecimento dos vínculos afetivos na prática do amor e na experiência em grupo que traz o sentimento de união. 
Dia 7, domingo, das 14h às 17h. Espaço de Brincar. Grátis. Recomendado para crianças de 3 a 6 anos.


Esportes e atividades físicas - Sesc Verão

Palestra
Esporte em Debate: “A participação da mulher nas lutas” 
A lutadora de jiu jitsu Kyra Gracie e a profa. dra. Helena Altmann farão um bate-papo com o público a respeito da participação da mulher no esporte e nas lutas e suas repercussões na sociedade. 

Dia 6/1, às 11h. Teatro do Sesc Birigui. 12 anos

Aula aberta de Jiu Jitsu 
A lutadora de jiu jitsu Kyra Gracie ministrará técnicas e movimentos da luta, compartilhando experiências com os participantes. 
Dia 6/1, às 14h. Teatro do Sesc Birigui. 12 anos.

Clínica de futevôlei 
Com atleta Magal. Aprenda as principais técnicas do futevôlei com um dos criadores desta modalidade. 
Dia 7/1, domingo, das 9h30 às 11h30 Quadra de Areia. Livre

Brincadeiras Aquáticas 
Realizada pela equipe técnica esportiva do Sesc Birigui. Atividades recreativas como caça ao tesouro, cabo de guerra e travessia, voltadas ao público infantil. Ministradas pelos instrutores do Sesc Birigui. 
De 7 a 21/1, domingos, das 9h30 às 11h30. Parque Aquático. Livre.


Literatura

Contação de Histórias 
Quem cochicha, o rabo espicha 
Com a contadora de histórias Vivian Catenacci
Narração de histórias que desvendam o que se oculta à vista e aos ouvidos. Esses contos brasileiros entram por uma porta, saem pela outra e desafiam o público a descobrir o que há de mais escondido na trama narrativa.  
Dia 6, sábado, 15h. Área de Convivência. Grátis. Livre.

Contação de Histórias 
Cada macaco no seu galho! 
Com a contadora de histórias Vivian Catenacci
Narrativas tradicionais que contam as peripécias de um dos bichos mais populares do imaginário brasileiro: o macaco. Os contos narrados são entremeados por adivinhas e roda de versos bem humorados sobre os animais da fauna brasileira. 
Dia 7, domingo, 11h. Área de Convivência. Grátis. Livre.


Meio Ambiente

Visita mediada 
Teto Verde 
Com Agente de Educação Ambiental. Visitação mediada ao Teto Verde. Limite de 15 pessoas por turma. Em caso de chuva, a atividade será cancelada. Menores de 10 anos, somente acompanhado de um adulto responsável. Inscrições pelo e-mail: meioambiente@birigui. sescsp.org.br 
De 2 a 30/1, terças, das 17h às 18h. Teto Verde. Grátis. 10 anos.    
Somente para inscritos a partir de seleção prévia.

Visita mediada 
Rotas da sustentabilidade 
Com Agente de Educação Ambiental
Visitas mediadas pela estruturas sustentáveis da Unidade: Água, Energia, Áreas Verdes. Limite de 15 pessoas por turma. Menores de 10 anos, somente acompanhado de um adulto responsável. Inscrições pelo e-mail: meioambiente@birigui.sescsp.org.br 
De 3 a 31/1, quartas, das 14h às 16h.  Central de Atendimento. Grátis. 10 anos. 
Somente para inscritos a partir de seleção prévia.


Tecnologias e Artes

Instalação 
Ocupação Maurizio Zelada 
O Espaço de Tecnologias e Artes da unidade é tomado por obras do Artista Maurizio Zelada, que discute em suas pesquisas os limites da funcionalidade da invenção humana. Apresentada em dispositivos que aludem a "máquinas abertas", a ocupação é um convite a desvendar os mistérios de como estas máquinas funcionam. 
De 2/1 a 4/3, terças a domingos, das 10h às 19h. Espaço de Tecnologias e Artes (ETA) Grátis. Livre.

Oficina 
Composteira para pequenos espaços 
Com Aline Yuri Hasegawa. Os participantes serão estimulados a usar criativamente materiais de seu cotidiano para confeccionar dois tipos de composteiras para ambientes pequenos, que serão sorteadas entre o grupo. 
Dias 2 e 4, terça e quinta, das 14h30 às 17h30. Espaço de Tecnologias e Artes (ETA) Grátis. 10 anos. Inscrições no local.

Oficina 
Fanzine
Com Deva Bhakta
Os participantes aprenderão os passos para a produção de um Fanzine (material impresso feito de forma alternativa e independente): coleta de informações, escolha de layout, fotos, além de técnicas de escrita e diagramação. 
De 2 a 4, terça a quinta, das 18h30 às 21h30. Espaço de Tecnologias e Artes (ETA) Grátis. 10 anos. Inscrições no local.

Oficina 
Construção de tear
Com Aline Yuri Hasegawa
Essa oficina permitirá ao participante construir um tear com material de baixo custo e de fácil manuseio. Posteriormente, os teares serão utilizados como ferramenta para a confecção de faixas têxteis. 
De 3 a 12, quartas e sextas, das 14h30 às 17h30. Exceto dia 10/1. Espaço de Tecnologias e Artes (ETA) Grátis. 10 anos. Inscrições no local.

Curso
Criação de vídeo com Câmeras DSLR 
Com André Aoki, repórter cinematográfico, operador de câmera e editor
O curso demonstrará a utilização de câmeras DSLR para a gravação de vídeos, por meio de técnicas de captação e edição, com o objetivo de instruir os participantes a compreender as melhores condições de configuração da câmera e os instrumentos básicos de pós-produção. 
A prática prevê filmagens de divulgação do Espaço de Tecnologias e Artes do Sesc Birigui.  
Dias 6 e 7, sábado e domingo, das 10h às 17h. Espaço de Tecnologias e Artes (ETA) Grátis. 14 anos. Inscrições no local.

Nenhum comentário: