AGENDA CULTURAL

18.5.18

Rotary Clube de mulheres

-->
Hélio Consolaro*

Nesta segunda-feira, 21 de maio de 2018, às 19h30, haverá um jantar na sede do Rotary de Araçatuba, mas jantar entre rotarianos é uma rotina. Não é possível fazer uma reunião sem antes contratar um bufê.

Apesar disso, será um jantar diferente, porque no dia 17 de maio de 1993, fundava-se em Araçatuba um outro clube, o Cruzeiro do Sul. Seria o primeiro clube fundado por mulheres após 1989 em Araçatuba, com apoio do governador distrital João Juarenção Guirotto e do presidente do RCA Oeste, Gener Silva.   
Em 2018, vamos comemorar os 25 anos do grande feito.

A presença de mulher no Rotary, como sócia, deveu-se a um ato de rebeldia do Rotary Club de Duarte, do distrito 5 300 da Califórnia, EUA. Em 1/7/1977, esse clube que tinha oito sócios, admitiu a revelia das normas de Rotary International (RI), três mulheres: Mary Lou Elliott, Donna Bogart (diretoras de escolas) e Rosimary Freitag (socióloga). Houve contendas judiciais, expulsão do clube de Duarte. A vitória judicial do RC norte-americano fez o RI reconhecer a presença das mulheres.  

Dessa forma, a partir de 1º de julho de 1989, a mulher adquiriu o direito de pertencer ao Rotary, decisão confirmada na Convenção de Seul, na Coréia do Sul. Em Araçatuba, a primeira foi a professora, colunista social e escritora Odete Costa.

Do quadro de associados, temos quatro companheiras que realmente são prata, estão desde o começo: Francisco Flávio Machado, Marlene Beldinanzi Kato, Rosa Banwart Lima Silva e Leda Maria Cruz Geralde.

E para que tudo ficasse preto no branco, me propus, com aprovação da atual presidenta Marlene e dos companheiros, a editar um livrinho com a história do clube com o título “Somos prata”. A editora da Academia Araçatubense de Letras ofereceu o seu selo para a edição.

Nada sofisticado, mas que garantisse o registro histórico do grupo. Os convidados ao jantar desta segunda-feira receberão um exemplar na porta do clube.

Para que isso fosse possível, o companheiro Machado reuniu 23 patrocinadores: Água Ok; Amor de bebê; Aquarius, corretora de seguros; Auge Seguros; Bolsa de Automóveis de Araçatuba; Augusta e Lúcio Collicchio; Casa Atual (coifas); Damatta, pão de queijo tradicional; Devides Alves Odontologia; Digital Petro; Choperia Dogão; Doniseti Dornelas – consultoria tributária; Farmácia Naturativa; Fritto – Delivery; HDI Seguros; Leda Maria Cruz Geralde; Liberty Seguros; Jávi Carros; Marlene Beldinanzi Kato; Moda Branca; Polo Wear; Royal Clínica; Vidraçaria Real.

A primeira presidenta e a atual é a mesma pessoa, Marlene Beldinanzi Kato, coincidência trabalhada com a linha da persistência.

*Hélio Consolaro, rotariano do RCA Cruzeiro do Sul desde 2007.


Nenhum comentário: