AGENDA CULTURAL

14.6.18

Para que lado o Brasil está chutando?


Hélio Consolaro é professor, jornalista e escritor. Araçatuba-SP 

Está começando a Copa do Mundo, quando muita gente, que só se interessa por futebol na copa, vai perguntar na frente da TV: o Brasil chuta para que lado? 

Você, caro leitor, pode dizer que eu estou com gozação desatualizada. Não. Não estou enganado. Numa roda masculina, de gente beirando a minha idade, alguém perguntou se o técnico da Seleção Brasileira de Futebol era o mesmo do 7 a 1, se os jogadores eram os mesmos. Expliquei que o clima é outro.

Se a alienação é tamanha no futebol, o esporte do povo brasileiro, imagine como está nas questões políticas.

Estou enfeitando o meu recanto, no fundo de minha casa, de verde amarelo,  chamando familiares para assistir aos jogos do Brasil coletivamente. Pus até o pavilhão nacional no carro. Um amigo me perguntou se eu tinha virado "coxinha", aquele pessoal que gritou "Fora Dilma" e ela está aí ilesa, sem nenhum processo. 

Esse pessoal, "os coxinhas", apesar de ter protestado em passeatas com a camisa da seleção, fazendo de nossas cores e símbolos um instrumento político, tirou o sabor gostoso de os brasileiros sentirem a copa ser realizada aqui.  

Respondi a meu amigo que não ia cair na mesma armadilha da ditadura militar de politizar o verde-amarelo.

Sei que o povo está meio borocoxô, com a situação do país (leia-se desemprego), com todas as frustrações, parece que a torcida não terá tanto entusiasmo, mas precisamos calçar as chuteiras. 

Afinal, faz-se necessário encontrar alguma coisa em torno da qual  todos se unam, independente da coloração política de cada um, que seja o futebol.  

Nenhum comentário: