AGENDA CULTURAL

29.7.18

O prefeito e o asfalto

*Hélio Consolaro é professor, jornalista, escritor. Araçatuba-SP

Atualizado em 31/07/2018

O prefeito eleito, estreante na administração pública, roncou muito papo na campanha eleitoral: minha prioridade vai ser o social, esporte e cultura. E assim foi com suas hipérboles.

A Educação e a Saúde abarcam metade do orçamento municipal (incluindo seus funcionários). Assistência social, cultura e esporte têm lá algumas quireras. É um tal de buscar dinheiro onde não tem, noutras esferas administrativas. E quando aperta, o prefeito avança sobre o orçamento delas: pouca cultura, nada ao esporte e pobre passando necessidade.

Ao chegar à administração municipal, o prefeito do porte de Araçatuba descobre que Obras e Mobilidade Urbana chupam uma boa grana, apesar de contar com a ajuda das multas, sempre o cobertor é curo. A secretaria de assuntos jurídicos também passa a mão na grana com as ações perdidas no judiciário, ou ajuda, com as ganhas.

Sem falar nos cargos de confiança. Na campanha eleitoral, promete-se enxugar a máquina, acabar com o cabide de emprego, mas para se eleger juntou uma penca de partidos, muitas tetas para pouco leite. 

O prefeito quando economiza um cargo, promove um foguetório. No começo da administração, o chicote é grosso, quer obediência; depois percebe que já não amedronta ninguém. Fulano é protegido do vereador tal, a beltrana... Assim vai.

Aumentar impostos é perder amigos, principalmente se o prefeito for da classe dominante. Todos querem a melhor cidade, saúde para todos, mas que o dinheiro venha do céu. Não mexa no meu bolso, senhor prefeito!

Um ano de prefeito, nenhum metro de asfalto, nada de recapeamento, só tapa-buraco com farelo. A sinalização de solo desbotada. E todo mundo falando: 

- Eta, prefeitinho de merda! A cidade está abandonada...

Por meio de algumas emendas parlamentares, ele consegue alguns, emboneca o centro, recapeia algumas ruas. Quem ficou com sua rua esburacada, já logo resmunga:

- Recapeou aquela rua porque a amante do prefeito mora nela!

Mas o alcaide sente que o asfalto arrumado faz dele mais prefeito, alguns começam a dizer:

- Fala, prefeitão!

- Estou vendo vantagem, senhor prefeito!

Aí, meu caro, os secretários da área social perdem o pouquinho de verba que tinham para suas atividades. Ficam pedindo adjutório, como entidade filantrópica.

Na reunião com o secretariado, o prefeito acuado determina:

-  A Prefeitura só tem dinheiro para avenidas e asfalto! 

- E a periferia? - pergunta alguém.

Um leitor pode me fazer cara feia e me perguntar:

- Por acaso, você está falando do Dilador, prefeito de Araçatuba, Consa?

Que nada! Se perguntar para alguém, numa cidade qualquer, o que falam do prefeito de lá, a resposta será sempre a mesma

- O que falam de todos os prefeitos do mundo.


Caro leitor, não se engane: prefeitos são todos iguais, só muda o município, o mandato. De vez quando se elege um bom, que consegue driblar a burocracia; quase sempre, elege-se um ruim demais, pior que a burocracia. É o que pensa o ex-prefeito que mudou Curitiba, Jaime Lerner. 

Nenhum comentário: