AGENDA CULTURAL

28.9.18

Glicério está pagando mico?


Toda cidade procura uma personalidade que tenha nascido nela para chamar de sua, uma forma de os moradores orgulharem-se daquele lugar. 

Quanto mais a cidade for pequena, maior a carência. Então, estão dizendo que o Jair, candidato a presidente da República, nasceu em Glicério, um município da região de Araçatuba com quase cinco mil habitantes.  

Quando não havia esse negócio do politicamente correto, e o Jair detesta isso, os desbocados diziam que Glicério não foi para frente porque por cima só havia espanhóis (o primeiro nome da cidade foi Castilho), e por baixo, só formiga saúva. Jair veio para contrariar isso, porque ele é descendente de italiano. 

Glicério, glicerina, Dona Glicéria. Esta última era uma senhorinha, catequista da igreja católica, portadora de tanta meiguice que nem lembrávamos que o nome dela era feminino de uma rua de Araçatuba, General Glicério. 

Glicério recebeu tal nome pelo mesmo motivo, para homenagear o general Francisco Glicério Cerqueira Leite, que também foi um político republicano. Se o Jair nasceu mesmo no município de Glicério, ele tinha mesmo que seguir a carreira militar, estava no DNA. 

Como a cidade era pequena (e ainda é), e ele tinha um destino maior, então os pais de Jair registraram-no em Campinas, mas é deputado federal pelo Estado do Rio. Está aqui a ironia da história. Jair é um campineiro (e vocês sabem qual é a fama medonha dos campineiros), será por isso que ele tem uma raiva tamanha dos gays, quer acabar com todos. Caro leitor, só Freud explica isso.

Disseram por aí que há um grupo tão radical de seus seguidores que não fazem exame de próstata por medo de virar gay e ou se apaixonar pelo médico.  É nada! A oposição é maligna.

Com essa campanha maluca de votar em candidatos da sua cidade, será que os petistas de Glicério vão votar no Jair. Eu queria ser um mosquito para acompanhar esse pessoal glicerense nas urnas.  

Nasceu alguma coisa boa em Glicério? Lógico, lá mora um povo trabalhador, honesto; mas como berço de candidato... Está dando o que falar. Um lado se orgulha, o outro afirma que a cidade está pagando mico.

Nenhum comentário: