AGENDA CULTURAL

11.1.19

Dario Ferreira Guarita - muito além de um aeroporto

Dr. Dario Ferreira Guarita

Crônica de Jonair Nogueira Martins*


A família Pinto Ferreira constitui-se de membros de elite da comitiva de D. João VI. A família Batista Ferreira em 1.828 implantou o povoado 
Jaboticabal-SP. O Arraial Guarita, Município de Itabaiana-PB, fez cristalizar o nome dos Guarita que em 1.817 apoiavam ideias republicanas.

Ao final de 1.900, César A. Guarita desposou Edwiges, casal de 12 filhos, dentre eles Dario, nascido aos 19/05/1905. Aos 21 anos bacharelou-se em direito. Em março de 1.927, assumiu o cargo de 1.º Tabelião e Escrivão de Araçatuba, Comarca “Boca do Sertão”. Em 1.936, casou-se com Margarida de Almeida e vieram os filhos Cesar Luis, Sônia Helena e Dario Filho.
Parafraseando: As pessoas poderiam ser como diamantes; puros, transparentes e eternos; como foi a vida de Dario Ferreira Guarita.

“Possa o nosso coração ser enterrado na querida e sempre lembrada Araçatuba”.

Palavras de Dario Ferreira Guarita ao receber o Título de Cidadão Araçatubense, em 1981.

Cumpre-me ressaltar que puseram sobre ombros leves, a tarefa assaz pesada de com apenas 2.500 caracteres sem espaços, produzir crônica sobre uma das mais importantes biografias da história araçatubense. Retrato de uma vida paradigmática no passado que está produzindo luminosidade faiscante no atual momento econômico e social da nossa rica região.

Dr. Dario Ferreira Guarita: não foi só o 1º Tabelião de Araçatuba (Comarca Boca do Sertão); não foi só o Capitão Subcomandante do 4.º Batalhão do Regimento Nove de Julho; não foi só um dos primeiros proprietários de terras que até os dias atuais produzem frutos econômicos e sociais (Fazenda Guarita – desde 1918).

Foi o pioneiro em associativismo rural, à época inexistente no país, até a efetiva consolidação com a fundação da Confederação Rural Brasileira. Foi um dos fundadores da Cobrac, associado nº 5 (cinco). Foi um dos pioneiros a trazer para a região o gado da raça nelore (1945), e um dos introdutores do capim colonião.

Em 1.951, depois de acirradas críticas ao Planalto Federal sobre o plano federal de localização dos frigoríficos nacionais, conseguiu juntamente com os pecuaristas da região, a construção do Frigorífico T. Maia, que inaugurado em 1957, passara em 1.959, após vencer concorrência internacional, a fornecer carne às Forças Armadas Americanas de ocupação na Alemanha Central.

Foi fundador do Siran–Sindicato Rural da Alta Noroeste. Em 1.965 por indicação da Associação dos Criadores de Gado Nelore, que ajudara a fundar, foi indicado para a Missão Parlamentar Brasileira à Índia e Japão. A experiência e a competência de Dario, o levou à diretoria do Sindicato da Indústria de Frios do Estado de São Paulo e do Conselho Representativo da Indústria Nacional.

Por sua experiência foi incluído na Missão Diplomática e Econômica Brasileira, no ano de 1.952, que culminou com a montagem de diversas e importantes indústrias no País: Volkswagem, Brown Boveri, Manesman, Sulzer, Ciba, Bayer dentre outras.

Dario Ferreira Guarita recebeu a Medalha Comemorativa do Cinquentenário da Revolução Constitucionalista de 1932 e também a Medalha Comemorativa do Centenário de Nascimento de Joaquim Batista Ferreira, instituída pela Câmara Municipal de Jaboticabal para homenagear os conterrâneos mais destacados.

Aposentou-se em 14 de julho de 1968, passando a residir efetivamente na Capital do Estado, contudo, jamais esqueceu Araçatuba, terra na qual queria que seu coração fosse enterrado, fazendo suas no seu discurso de agradecimento pelo título de cidadão Araçatubense (1981), as palavras do índio americano: “Enterrem meu coração na curva do Rio”.

Seu nome está eternizado em nosso Aeroporto Estadual, contudo, participou ativamente para que fossem executadas obras do DER, DERSA, DAESP em benefício da região Noroeste.

*Autor: Jonair Nogueira Martins (1952-2015) - Advogado – escritor 
Ocupou a cadeira 16 – Academia Araçatubense de Letras




Nenhum comentário: