AGENDA CULTURAL

2.4.19

Ora-pro-nóbis, matai a fome dos brasileiros

Fonte desta foto: Ricardosdag - Obra do próprio, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=66178414
Ora-pro-nóbis em flor
*Hélio Consolaro é professor, jornalista, escritor. Araçatuba-SP

Tenho um amigo que depois de velho virou esotérico, não posso dizer que é vegano, mas anda magrinho, magrinho, quase transparente.

Como ando plantando, em vasos, plantas medicinais, aquelas usadas por meu bisavô que era benzedor, esse meu amigo me deu uma muda de ora-pro-nóbis. 

O nome da planta é uma expressão latina e está ligado à Igreja Católica, e em português significa "rogai por nós", resposta à ladainha de Nossa Senhora: "Santa Maria, rogai por nós. / Santa Mãe de Deus, rogai por nós. / Santa Virgem das Virgens, rogai por nós". E assim vai. 
 
Ora-pro-nóbis com frutos

A planta ora-pro-nóbis é cultivada em abundância nas cidades históricas de Minas Gerais, que têm uma imagem de santo em cada esquina.

- Comendo uma folha dela, vale por um bife - disse meu amigo.

E eu não me dei rogado, do jeito que a economia brasileira está, vai que eu precise apelar pelas formas alternativas de matar a fome. Aceitei o presente com agradecimentos.


Planta ora-pro-nóbis
Segundo os maldizentes (e há muitos, inclusive este croniqueiro), os pobres chamam-na de "ora-pro-nóis", pois na hora da fome é a salvação; por isso é chamada também de "pão dos pobres". Como nem só de pão vive o homem, ela  tem a função ornamental: compor cercas vivas.  

Assim, quando um pedinte bater à minha porta querendo um prato de comida, vou sapecar-lhe um raminho de ora-pro-nóbis, explicando-lhe os tributos da planta. 

Vai que cola! 

Aí vão dizer por aí que o Consa descobriu a forma de matar a fome. Isso se os Estados Unidos não tenham registrado a planta como coisa sua bem antes, royalty, como estão fazendo com as plantas medicinais da Amazônia.

Nenhum comentário: