AGENDA CULTURAL

28.6.19

Vida tridimensional [O três=3] - Reynaldo Mauá Júnior



Dizem alguns estudiosos da Numerologia que o número 3 é o algarismo que representa a comunicação. Em suas pesquisas, admitem que ele estimula a expansão da criatividade, a sociabilidade entre as pessoas e o movimento. Concluem, ainda, que o número 3 (três) é responsável por influenciar a expressão e a sensibilidade dos indivíduos.


Sua representação simbólica está associada à figura do triângulo, cujos estudos elementares e iniciais foram apresentados por Euclides, por volta de 300 a.C, ou seja TRÊS séculos antes de Cristo. Para a Maçonaria, o triângulo explicita os ideais necessários ao amadurecimento espiritual de seus integrantes, traduzidos pela tríade: Fé, Esperança e Caridade.

Para o matemático Pitágoras, o número 3 representa o conceito de perfeição, pois ele é a representação do 1, que significa unidade, com o 2, que significa diversidade. Neste sentido, o filósofo e sociólogo francês Edgar Morin, muito estudado em nossos dias, argumenta que “a grande fronteira da contemporaneidade é a compreensão da relação entre diversidade e unidade”.

Para os chineses, o 3 é o número perfeito, já que em sua cultura milenar, ele é conjunção do céu com a terra, obtendo como consequência a gênese dos seres humanos.

O número TRÊS aparece com elevada representatividade em várias concepções religiosas e/ou espirituais. Ele traduz a unidade divina dos cristãos na Santíssima Trindade – Pai, Filho e Espírito Santo; para os hindus, reflete seus deuses principais – Brahma, Vishnu e Shiva; para os antigos gregos correspondia a Zeus, Poseidon e Hades; aos romanos revelava-se como Júpiter, Netuno e Plutão.

Na crença cristã, além da Santíssima Trindade, várias manifestações carregam em si o número 3: os TRÊS Reis Magos, arautos do nascimento de Jesus; a situação de Pedro, negando a Jesus por TRÊS vezes; a ressurreição de Cristo ao terceiro dia, e outras.

No campo político e social, encontramos várias referências ao número 3. Os TRÊS poderes da República: Executivo, Legislativo e Judiciário (mesmo nesses tempos bicudos); o entendimento de que em uma democracia participativa é preciso, pelo menos, TRÊS pessoas para que possa ser considerada uma decisão de grupo; e um símbolo de status social – VIP, utilizado para identificar pessoas importantes (very importante personal).

Em algumas relações especiais, defrontamo-nos com siglas que traduzem imediatamente aquilo que se sente, ou que se quer exprimir: TPM; PQP; FDP, entre outras manifestações explosivas, bem como a conhecida TNT. Também são formados por uma trinca de elementos o ID, EGO e SUPEREGO, termos utilizados na psicologia.

Devemo-nos acautelar com a questão da verdade, que pode ser reconhecida por suas TRÊS faces: a sua, a do outro e a própria. Na convivência entre os representantes dos dois sexos (os mais naturais), é possível uma relação a TRÊS – “Mènage à Trois”, ou, na tradução para nossa língua materna: Um é pouco, Dois é bom, TRÊS é demais.

O 3 também nos diverte nos entretenimentos literários, como Os TRÊS Mosqueteiros, Os TRÊS Porquinhos, os TRÊS sobrinhos do Pato Donald: Huguinho, Zezinho e Luizinho, juntamente com as TRÊS sobrinhas da Margarida: Lalá, Lelé e Lili. Ainda conseguimos brincar com o jogo manual formado com TRÊS elementos: Pedra, Papel ou Tesoura.

No ciclo da vida encontramos vários contextos que se exprimem através do número 3. São conceitos de Nascimento, Vida e Morte; Cabeça, Tronco e Membros; Corpo, Mente e Espírito; Passado, Presente e Futuro; as TRÊS dimensões deste mundo: Comprimento, Largura e Altura; as fases do dia: Manhã, Tarde e Noite, entre tantas.    

O número 3 aparece, ainda, em situações diversas, nos esportes, na História, nas artes etc, tais como: as premiações no pódium: Ouro, Prata e Bronze; as embarcações de Colombo: Santa Maria, Pinta e Niña; as cores primárias: Amarelo, Vermelho e Azul, as cores dos semáforos: Vermelho, Amarelo e Verde e, também, nos pedidos de socorro desesperados em situações de tragédias, com um código mundial: SOS (Save Our Souls); e, como não podia faltar, aquela expressão de sentimento que pode mudar o destino de muita gente e salvar inúmeros relacionamentos: EU TE AMO!

Muita coisa que vivenciamos, sentimos, buscamos, ou mesmo sonhamos, tem, em sua expressão, o número 3. Você, leitor, deve ter algumas outras evidências em sua mente e conhecimento.

Espero que este texto tenha exposto algumas curiosidades sobre o número citado e, neste sentido, procurei desenvolvê-lo com COMEÇO, MEIO E FIM. Caso contrário, inacabado, me inclino a concluí-lo com reticências ...  (TRÊS pontinhos).

*Reynaldo Mauá Jr.
Membro do Grupo Experimental da Academia Araçatubense de Letras  

Nenhum comentário: