AGENDA CULTURAL

9.7.19

Por que 9 de julho é um feriado paulista

Cartazes usados na época
Hélio Consolaro é professor, jornalista e escritor. Araçatuba-SP

Há feriados nacionais, estaduais e municipais. O Estado de São Paulo tem apenas um feriado paulista, como um estado que se sente cosmopolita, locomotiva do Brasil, não cultivamos muito o nosso lado regionalista, mas há uma cultura paulista. 

Tenho uma coleção de cadernos em 10 volumes chamada "Terra Paulista" (2005), destinado aos jovens, organizada pela Secretaria Estadual de Educação de São Paulo, que é uma tentativa de recuperar nossa identidade paulista. Eis os títulos da coleção:



52 p. 16cmx30cm
Papel 120 g
1.Os paulistas em movimento
2. Açúcar, café, escravos e imigrantes
3. A vida Caipira em São Paulo
4. Famílias Paulistas
5. Moradias dos Paulistas
6. Costumes no Interior Paulista
7. A Formação da Metrópole
8. A literatura do interior
9.Artes Plásticas e Artesanato 
10. As Celebrações Populares

RESISTÊNCIA ARMADA

A chamada Revolução Constitucionalista de 1932 teve aproximadamente 800 mortos. Ela defendeu um estado democrático, contra a ditadura de Getúlio Vargas, por isso poucos logradouros públicos paulistas têm o seu nome. A não ser uma das praças de Araçatuba.

Havia um viés separatista (São Paulo ser um país) no movimento Constitucionalista, "mas que de fato nunca foi tão importante no movimento”, segundo Marcelo Santos de Abreu, historiador e professor da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).  

Birigui-SP tem um nome de importante avenida "Euclides Miragaia", que foi um jovem de família biriguiense que morreu durante os conflitos revolucionários. Seu sobrenome fazia parte da sigla MMDC, Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo. Eles foram mortos por tropas federais do Brasil ligadas ao Partido Popular Paulista, sigla PPP.

A sede da Assembleia do Estado de São Paulo - Alesp - tem o nome de Palácio Nove de Julho; assim como o prédio onde está instalada a Câmara Municipal de Araçatuba-SP.

ALGUNS DADOS IMPORTANTES

– O Dia da Revolução Constitucionalista é comemorado em 9 de julho. O feriado foi oficialmente criado em 1997.

– O movimento se colocava contra ditadura de Getúlio Vargas, que tomou o poder em 1930.

– A insurreição se devia à não convocação de eleições para a nova Assembleia Constituinte. Sentindo-se traídos, representantes do Exército e políticos paulistas resolveram se rebelar.


– O estopim do levante foi o assassinato de quatro estudantes paulistas por policiais, em um conflito no dia 23 de maio, data que também entrou para a história do Estado.


– A burguesia paulista exigia uma nova Constituição. O movimento se iniciou em 9 de julho de 1932, durando três meses. Seu encerramento se deu em 2 de outubro daquele ano com a rendição dos paulistas. (jornal O LIBERAL)


Por este movimento é que São Paulo procurou a sua autossuficiência, sem precisar muito da ajuda do governo federal. 

Nenhum comentário: