AGENDA CULTURAL

31.7.19

Ter a literatura como amante

Então, caro leitor, você que anda desanimado com a vida, tudo está ruim, malcheiroso e insuportável, mire-se no exemplo de meu amigo Tito Damazo,  desde os tempos da graduação (curso de Letras), idos de 1969, portanto, com mais de 70 anos, ainda encontra forças e motivações para participar de congressos de sua área pelo Brasil afora. 

Você vai me responder que o cara deve ter saúde de ferro, esses lugares comuns de nossa fala. Bem, ele não está caindo aos pedaços, mas de vez em quando sai carregado para o Hospital da Unimed. Nada grave, apenas hipérboles de um cronista.

Uma das sessões do simpósio fundado pelo Tito Damazo
Mais algumas informações. Tito Damazo doutorou-se com mais de 50 e já é aposentado, prestando alguns serviços na UniToledo. Os braços do Bolsonaro não vão alcançá-lo.

A sua esposa Tânia Damazo (a sua Pilar), que o acompanha sempre, ainda não desconfiou, mas ele tem uma amante que se chama literatura. É a chama de sua vida.

Neste ano, foi para UnB, Universidade Nacional (Federal) de Brasília para participar do 16.o Congresso Internacional da Abralic (Associação Brasileira de Literatura Comparada). Nele, ele fundou um simpósio "A literatura e outras artes".
Visão sobre o congresso nas grandes reuniões

"Que história de literatura interagir com outras artes?", pode perguntar um leitor mais curioso. Respondendo: filmes, pinturas e músicas baseados em livros. Por que não? Ou no caminho inverso: escrever livros com base em óperas. E assim por diante. 

Tito quis explicar direitinho, como funciona o evento. 
Professora de universidade, especializada em Literatura e Música, cantando Patativa do Assaré, participante do simpósio "Literatura e outras artes"



"Seu funcionamento tem a seguinte estrutura: Toda manhã, abre-se com uma conferência. Depois, realiza-se a primeira sessão dos simpósios temáticos (em torno de 50 60).  Cada um desses simpósios foi montado e é coordenado por dois ou três professores-doutores. Neles, professores-pesquisadores e pós-graduandos apresentam comunicação de um estudo realizado ou em realização vinculado ao tema do simpósio em que se inscreveu.
Em seguida, realizam-se algumas mesas-redondas (em torno de cinco a seis) sobre um tema, nas quais  há um coordenador e dois professores que  apresentam sua "tese" sobre o mesmo. À tarde, depois do almoço, acontece a segunda sessão de comunicação nos simpósios temáticos. No início da noite (às 18 horas), o dia é encerrado por uma palestra feita por especial convidado (um romancista, ou um poeta, ou artista conhecidos, ou ainda uma personalidade do meio), seguida por um espetáculo musical, ou recital, ou teatral.

Lá na Academia Araçatubense de Letras, temos orgulho de tê-lo como confrade, sempre dando suas palestras, socializando conhecimentos. 
    

Um comentário:

Tito disse...

Obrigado, Hélio, pela afetiva amizade manifesta.