AGENDA CULTURAL

27.11.19

Atividades abordam acessibilidade e cidadania em projeto especial no Sesc SP

Sesc Birigui terá programação durante a Semana Modos de Acessar, que começa dia 3, quando é celebrado o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência


No dia 3 de dezembro é celebrado o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência. A data é promovida pelas Nações Unidas desde 1992, com o intuito de melhorar a participação das pessoas com deficiência na sociedade. No Sesc SP, uma série de atividades voltadas a esta temática é realizada dentro da Semana Modos de Acessar, que acontece de 3 a 8 de dezembro.

A programação traz reflexões a respeito da deficiência compreendendo-a não como um fator limitador, mas como uma característica humana. O projeto fortalece a ideia de cidadania e direitos para todos, com atividades e ações que buscam a promoção da acessibilidade e da inclusão, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida de toda a população e gerando ambientes sociais democráticos e experiências cidadãs pautadas na potência do ser humano.

Como explica a técnica de acessibilidade do Sesc Birigui, Natália Fonsati, a Semana Modos de Acessar incentiva o protagonismo das pessoas com deficiência, observando os aspectos culturais, esportivos e educativos.

“Além disso, ela vem coroar o trabalho permanente que realizamos ao longo do ano com públicos com e sem deficiência, contento diversas atividades como oficinas, bate-papos, cursos e exibições. Desta forma, buscamos aproximar os diversos públicos e oportunizar o acesso cultural de diferentes maneiras aqui no Sesc", complementa.

No Sesc Birigui, a programação da Semana Modos de Acessar conta com exibição do filme “Intocáveis” (2012) e do documentário "O que é normal?", oficinas de serigrafia e de Libras, aula aberta de voleibol sentado com Marcelo Doniseti Micheletto (coordenador Técnico do Voleibol Sentado nos Jogos Paralímpicos - Rio de Janeiro/Brasil) e contação de histórias com tradução em Libras. A participação é gratuita.

Acessibilidade no Sesc
O Sesc São Paulo tem uma programação que ocorre ao longo do ano com a temática, chamada Modos de Acessar. Além disso, adequar a programação e administrar os espaços existentes, aplicando as Normas Brasileiras para Acessibilidade Universal, tem se configurado num processo permanente dentro dos espaços.
O Sesc Birigui, por exemplo, assim como todas as novas Unidades, foi projetado para atender estas normas. O prédio possui rampas de acesso, elevador, banheiros equipados com barras e outros elementos específicos de acessibilidade, piso tátil, entre outras coisas que viabilizam o trânsito e acolhimento de pessoas com tipos de deficiências. Pessoas com deficiência visual parcial ou total, ainda, podem encontrar na Biblioteca aparelhos para auxílio à leitura: scanner de voz, linha braille e ampliador de caracteres e imagens tornam o conteúdo do espaço acessível a este público.

Confira a programação da Semana Modos de Acessar:

Exibição de filme
Intocáveis
Dir. Eric Toledano, Olivier Nakache | França | 2012 | comédia | 112 min.| LEG
Philippe (François Cluzet) é um aristocrata rico que, após sofrer um grave acidente, fica tetraplégico. Precisando de um assistente, ele decide contratar Driss (Omar Sy), um jovem problemático que não tem a menor experiência em cuidar de pessoas no seu estado. Aos poucos ele aprende a função, apesar das diversas gafes que comete. Philippe, por sua vez, se afeiçoa cada vez mais a Driss por ele não tratá-lo como um pobre coitado. Aos poucos a amizade entre eles se estabelece, com cada um conhecendo melhor o mundo do outro. O filme é baseado em uma história real.
Dia 3, terça, às 19h30
Sala Múltiplo Uso 4
Não recomendado para menores de 14 anos
Grátis - Retirada de ingressos no local 1h antes.

Oficina
Silk-All
Com Joice Rodrigues, educadora e serigrafista
Oficina de serigrafia, em que os participantes confeccionam estampas alusivas à Semana Modos de Acessar. Agendamento de grupos: agendamento@birigui.sescsp.org.br
De 3 a 6, terça a sexta, das 13h30 às 16h
Sala Múltiplo Uso 1
A partir de 10 anos
Agendamento de grupos pelo e-mail: agendamento@birigui.sescsp.org.br

Bate-papo
O que é normal?
Com Natália Fonsati, técnica de acessibilidade do Sesc
Exibição do documentário "O que é normal?" e roda de conversa sobre acessibilidade, aberta a educadores das instituições locais, pais e interessados na temática.
Dia 4, quarta, às 19h
Sala Múltiplo Uso 3
A partir de 14 anos

Aula aberta
Voleibol sentado
Com Prof. Marcelo Michelleto e Leandro H. da Silva, jogador de voleibol sentado
Vivência da modalidade paralímpica, praticada por jogadores amputados, paralisados cerebrais, lesionados na coluna vertebral e pessoas com outros tipos de deficiência locomotora. Uma das regras principais do esporte é que os atletas não podem bater na bola sem estar em contato com o solo.
Marcelo Doniseti Micheletto é docente da Academia Paralímpica Brasileira. Coordenador Técnico do Voleibol Sentado nos Jogos Paralímpicos - Rio de Janeiro/Brasil (Medalha de Bronze Seleção Feminina em 2016).
Leandro Henrique da Silva é jogador da Seleção Brasileira de Voleibol Sentado.
Dia 5, quinta, das 19h às 21h
Quadra poliesportiva
A partir de 14 anos

Contação de história
O Espelho Mágico
Com as educadoras Mirela Estelles e Amarílis Reto
A história de tradição oral "O Espelho Mágico" é narrada em português e Libras (língua brasileira de sinais) simultaneamente. Durante a narrativa, o público é convidado a interagir com a história, ajudando a desvendar um segredo guardado por um espelho mágico que pertence a uma bela princesa. Após a história, os participantes participam de oficina de poesias, onde aprendem diversos sinais e exploram a visualidade da língua brasileira de sinais por meio de um mini sarau. A história integra o Projeto "Histórias para ver e ouvir" que surgiu do encontro das duas línguas oficiais do Brasil, o Português e a Libras (língua brasileira de sinais), e do desejo de integrar surdos e ouvintes em uma experiência direta com a arte da narrativa.
Dia 7, sábado, às 15h
Área de Convivência
Livre
Todas as idades

Oficina
Corpo, Libras e Expressão
Com Glaucio Camargo, intérprete de Libras
Um mergulho na prática de LIBRAS com foco nas expressões faciais e corporais, com atividades práticas e dinâmicas para uma melhor comunicação. Atividade voltada a educadores, artistas, intérpretes/tradutores de LIBRAS e pessoas que possuem interesse na área de acessibilidade cultural.
Glaucio é intérprete de LIBRAS educacional desde 2008 e atua na esfera artística desde 2015. É pedagogo, músico e arte educador. Traduziu e interpretou o cerimonial de abertura da 14º Bienal Naifs no Sesc Piracicaba em 2018.
Dias 7 e 8, sábado e domingo, das 10h às 12h
Sala Múltiplo Uso 1 e 2
A partir de 14 anos
Grátis - Inscrições pelo Portal Sesc (vagas limitadas).


Outras atividades com a temática acessibilidade em dezembro:

Contação de história
A lenda das areias
Com as educadoras Mirela Estelles e Amarílis Reto
As duas línguas oficiais do Brasil - português e libras (língua brasileira de sinais) - se fundem na narração do conto de tradição oral "A lenda das areias", que fala sobre a travessia de um rio até chegar ao mar. Após a narração, é proposto um jogo em que os participantes são convidados a vivenciar a língua de sinais por meio de quadrinhas e haicais sinalizados e desafiados a traduzi-los, explorando a gramática e a estrutura da libras. Ao final, participam de uma roda de versos, cantada e sinalizada.
A história integra o Projeto "Histórias para ver e ouvir", que surgiu do encontro do português e da libras (língua brasileira de sinais) e do desejo de integrar surdos e ouvintes em uma experiência direta com a arte da narrativa.
Dia 14, sábado, às 15h
Área de Convivência
Livre
Todas as idades

Contação de história
Cores e coisas
Com Taturana Grupo
Aos 8 anos, Mônica perde a visão e precisa se adaptar, em um ambiente cheio de preconceitos e dificuldades. Com o apoio de seus dois pais e do amigo André, transforma tudo em um jogo de amor e paciência.
O Taturana Grupo nasceu em 2017 dentro do projeto "Olhares Cruzados Na Diversidade de São Paulo", com criação de texto e narração de Arô Ribeiro. O foco abordado pelo grupo em seus trabalhos em peças, contações e intervenções são sobre Inclusão Social e Diversidade cultural, de gênero, inter-racial e intergeracional. As histórias buscam a discussão direta ou lúdica das questões levantadas, sempre de forma poética e respeitosa.
Dia 21, sábado, às 15h
Área de Convivência
Livre
Todas as idades

Nenhum comentário: