AGENDA CULTURAL

5.2.20

Vizinhança é uma entidade


Hélio Consolaro é professor, jornalista e escritor. Araçatuba-SP

Visitei um amigo que se mudou para um condomínio com 22 torres, ou seja, 22 predinhos, com quase 1.500 apartamentos. Verdadeiros apertamentos: sala, cozinha e dois quartos. Ainda bem que ele vai morar sozinho nesse "casarão".

A construtora sabe que construiu um bairro. Demora para ser ocupado, e depois de tudo ajeitado, das assembleias, se inicia o sentimento de vizinhança. A incorporadora precisa implantar o condomínio (quase uma prefeitura), ou seja, a administração coletiva do conjunto. Há um equipamento coletivo naquele conjunto: um centro de lazer, onde os moradores podem fazer festas.

Meu amigo, durante a minha visita, deixou a porta do apartamento aberta, pois haviam chegado vizinhos novos. E ele queria fazer amizades, sem se isolar. Gostei da atitude dele.  

A minha experiência é diferente, pois moro no mesmo quarteirão há 40 anos, quase todos proprietários. Quando viajo, aviso os mais próximos. A nossa proximidade podia ser melhor, mais solidária, colaborativa, mas... 

Quando cheguei no pedaço, conheci os velhos ferroviários que eram os moradores, agora quem mora nas casas que deixaram como herança, é algum filho ou filha, Então, há um sentimento de estima, apesar das diferenças. Em todo quarteirão, há um chatonildo, criador de caso. Fraquezas da humanidade. É fatal.

Criar esse sentimento de pertencimento a um grupo, ligação entre vizinhos, fazer uma vizinhança orgânica é a prática de prevenção eficaz na segurança pública. A vida se torna mais suave.

Já ouviu dizer no inspetor de quarteirão? Essa figura do Brasil Império deve ser repaginada em nossos dias. Ter um trabalho integrado com as bases comunitárias da Polícia Militar, existentes no Estado de São Paulo, por exemplo.  

O nosso inimigo não é o outro, quase sempre ele mora dentro da gente. Há    pessoas que têm inveja do vizinho, porque ele tem uma vida melhor do que a dela. Com gente assim, não se constrói vizinhança solidária, mas se faz um campo propício de ação do malfeitor, com mercado próspero de venda de instrumentos de segurança.

Com uma vizinhança orgânica, a vida fica mais simples e barata, passa-se menos nervoso e com isso haverá mais saúde. Nem precisaria escrever isso, está escrito na Bíblia, mas esse pessoal vai para igreja para buscar um Deus só para si. Mal sabem que investir no coletivo é autoajuda.

Nenhum comentário: