AGENDA CULTURAL

21.3.20

Um livro para deixar o leitor fascinado

Kit do assinante da TAG

Hélio Consolaro é professor, jornalista e escritor. Araçatuba-SP
Não sou de ler livros policiais, como também não assisto a filmes do gênero, mas quando eu entro num clube de leitura, eu me submeto. Está nisso a virtude de receber um livro todo mês em casa, sair de meu quadrado.
Porém a TAG teve o cuidadode preparar o seu leitor para ler um romance policial, mandando junto uma caixa com três clássicos, sendo um deles "Um estudo em vermelho", de Sir Arthur Conan Doyle, o pai de Sherlock Holmes. Os outros dois eram "O alienista", de Machado de Assis; Alice no país das maravilhas", de Lewis Carrol. Comemoração dos cinco anos do clube.
"Apenas um olhar", de Harlan Coben,  não se trata de um livrinho que não para de pé, mas contém 425 páginas. O autor trata de sair do esquema tradicional. Ele trama várias histórias com muitos mistérios, adotando vários pontos de vista, deixando no leitor a impressão de que não vai conectar tudo no final do livro.
Para não dizer que é uma literatura de entretenimento, o escritor norte-americano vai dando algumas lições no decorrer da história. Exemplo na página 318: 
"Fora criado em um ambiente que enfatizava o poder dos homens e a subordinação das mulheres, mas sempre considerava isso mais um desejo do que a verdade. As mulheres eram mais difíceis, mais imprevisíveis. Lidavam melhor com com o sofrimento físico..."  Nesta reflexão ele já adianta o final do livro. 
O livro foi publicado em 2004, só agora publicado no Brasil. Na história  ainda há máquinas de filmes e revelações das fotos, pois o motor da narrativa se baseia numa fotografia antiga, colocada dentre as novas num envelope de festa familiar. Grace ao perguntar para o seu marido Jack, ele olha a foto, faz um telefonema, sai de casa e desaparece.
 Harlan Coben
Outra novidade foi a motivação original de tantos crimes, pois não era diretamente o dinheiro, mas os direitos autorais de rock, envolvendo bandas do gênero é que gerou o Massacre de Boston numa casa de espetáculo.   
Na trama, aparece escola, van escolar, crianças, escritórios de advocacias, como não podia deixar, as perseguições. 
"O livro se desenvolve nessa busca de Grace em saber quem são as pessoas da foto, por que ela foi parar do meio das fotos reveladas e quem a colocou lá. Pessoas perigosas estão à sua volta e as vidas dela e de sua família podem estar correndo perigo" - leitora Sinthia Cunha Benavides Ritter.
O escritor Dan Brown, autor de "O código Da Vinci" escreveu que "Harlan Coben é mestre em prender a atenção do leitor e criar histórias surpreendentes. Ele vai seduzir você logo na primeira página só para chocá-lo na última". Boa leitura.

Nenhum comentário: