AGENDA CULTURAL

26.5.20

Rotary: preservar o planeta Terra - Hipólito Ferreira

A Fundação Rotária aprovou a inclusão do meio ambiente como nova área de enfoque do Rotary ou sua adição às já existentes 
Revista Rotary - março de 2020

No mês de abril de 1991, o então presidente do Rotary International, Paulo Viriato Corrêa da Costa, foi a Minas Gerais para participar do plantio de cerca de dez mil árvores em Contagem. Na saudação, o governador 1990-91 do distrito 4760, Roberto Noronha, disse: “Agora que você está quase saindo da presidência, o que pensa do futuro?” A reação foi imediata: “Noronha, não estou saindo!” O governador, sorridente, gracejou: “Na minha terra, até o meio do mato a gente está entrando, e passando do meio, a gente está saindo…”

Em seguida, o grande presidente fez uma das mais inspiradoras defesas do programa piloto Preserve o Planeta Terra. Naquele ano, foram realizados quatro fóruns internacionais sobre meio ambiente, tendo um deles ocorrido no Brasil, em Manaus, a capital do Amazonas. Infelizmente, há cerca de 20 anos, esse programa foi descontinuado.
Hoje há no mundo uma grande conscientização quanto à preservação do planeta. Quase 200 países estão tentando limitar o aumento das temperaturas médias em atenção ao Acordo de Paris. Os Estados Unidos sofreram uma perda de 9 bilhões de dólares devido aos incêndios na Califórnia. Seca na Europa, tsunami no Japão, terremoto no Chile, enchentes na Índia e tufão nas Filipinas causaram grandes estragos.
Em janeiro, enchentes deixaram um rasto de mortes e milhares de desabrigados em Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Nos dias de hoje, as emissoras de TV dão uma espetaculosidade no momento dos desastres e depois se recolhem. Aí, o Rotary sempre diz: “Presente!” Nenhuma parte do mundo está imune a desastres, mas os pobres são os que mais perdem com eles, ou seja, perdem tudo.
Na reunião de janeiro de 2020, a Fundação Rotária aprovou a inclusão do meio ambiente como nova área de enfoque do Rotary ou sua adição às já existentes. Em janeiro de 2019, foi estabelecido o Fundo Rotary de Resposta a Desastres como apoio para receber contribuições por meio dos mecanismos normais da Fundação. Além disso, foi criado o Subsídio Rotary de Resposta a Desastres para outorgar subsídios de até 25 mil dólares, desde que disponíveis no Fundo, sem a necessidade de parceiros.
Importante saber que esse não é um subsídio concedido por desastre e, sim, por distrito, e que, prestadas as contas, o distrito pode solicitar outro, até do mesmo valor. Buscar rapidamente contribuições de pessoas físicas, jurídicas – por meio da Associação Brasileira da The Rortary Foundation – ou usar o FDUC (Fundo Distrital de Utilização Controlada). Lembrar que esse Fundo é dinâmico – cresce e esvazia rápido – e, portanto, se ele for abastecido pelo distrito, o governador distrital ou o coordenador distrital da Fundação Rotária devem preencher o formulário online imediatamente.
Aqueles que terminam um mandato não estão saindo, pois liderança não obedece a calendário, não se extingue como os dias. Eles continuarão oferecendo oportunidades também a novos associados para despertar a consciência de se preservar o planeta Terra.
* O autor é Hipólito Ferreira, curador 2019-23 da Fundação Rotária.

Nenhum comentário: