AGENDA CULTURAL

9.5.20

Teste deu positivo! Estou imune? - Alberto Consolaro


Se o teste para coronavírus deu positivo, significa que estou ou vou ter a doença? Quando eu posso me considerar imune?`

A imunidade humoral atua mais por anticorpos e a celular, por via mediadores e contato celular, especialmente contra os vírus dentro das células

Opção 1 - Se o teste foi do tipo RT-PCR, cujo resultado demora 48h e até alguns dias, a positividade indica que você tem (ou teve) o vírus no corpo, mas não necessariamente está doente. Provavelmente você está transmitindo o vírus para as pessoas ao seu redor. O teste RT-PCR detecta a presença do vírus onde ele foi coletado e apenas naquele momento!
A coleta do vírus foi nas secreções nasais e bucais e não significa que ele já tenha entrado nas células. Como são muitos vírus, dificilmente eles não entrarão no interior do corpo. O vírus coletado é levado para o laboratório onde seu material genético é multiplicado em algumas horas e captado pelos reagentes.
O resultado dificilmente será falso pela precisa metodologia utilizada, mas o que pode falhar é a coleta. Outro cuidado ao interpretar é que o exame indica a presença do vírus na secreção naquele momento. Depois da coleta, a pessoa pode se contaminar facilmente em época de pandemia, dando a impressão que o exame foi negativo e a pessoa ficou doente mesmo assim! Este é um dos motivos deste tipo de exame ser feito em pessoas que já estão com suspeita clínica da doença!
Opção 2 – Se o teste for do tipo rápido, ou sérico, cujo resultado sai em alguns minutos, a positividade indica que se tem anticorpos (ou imunoglobulinas) prontos contra o coronavírus no corpo. Se for anticorpo tipo IgM, o contágio viral aconteceu aconteceu entre 7 a 21 dias.   Ele é um anticorpo das respostas primárias em todas as situações clínicas ou doenças. Se positivo, não necessariamente indica que se tem ou teve a doença clinicamente com seus sinais e sintomas, pois você pode ter tido a doença subclínica, mas pode estar ainda contagiando as demais pessoas pelo aerosol e gotículas que saem pela boca e nariz.
Opção 3 – Se o teste for do tipo rápido, ou sérico, e o anticorpo detectado foi do tipo igG, significa que o contágio viral aconteceu faz mais de duas semanas.  Ele é o anticorpo das respostas secundárias mais tardias em todas as doenças e situações. Não significa que necessariamente você tem ou teve a doença com sinais e sintomas, pois ela pode ter sido subclínica. Mas significa que você foi contagiado e já transmitiu o vírus para muitas pessoas.
IMUNE ?
Se o teste rápido ou sérico deu positivo, se já tive ou nunca tive sinais e sintomas, posso me considerar imune e livre da doença? Não. Há muitos relatos, às centenas, de pessoas que a doença se manifestou novamente, por que a resposta imunológica para os vírus é muito mais celular do que humoral, ou seja, depende mais das células sensibilizadas do que da presença de anticorpos. Sem contar que o vírus sofre mutações constantes e a imunidade é específica demais.
Há dois tipos de resposta imunológica. A “humoral” que produz muito anticorpos pelos plasmócitos e que atuam fora das células contra as bactérias que são parasitas extracelulares. Na “celular”, a resposta é feita por linfócitos que liberam “citocinas”, como o interferon, que entram dentro das células infectadas e interferem na produção de novos vírus ou mandam estas células se suicidarem! Talvez, isto explique por que muitos curados da covid-19 não apresentam anticorpos circulantes por muito tempo e podem se infectarem novamente! Os vírus são parasitas intracelulares.
CUIDADO !
A pessoa ao se considerar imune pode se ter a falsa ou “pseudo” sensação de liberdade frente ao coronavírus, mas infelizmente isto ainda é perigoso, sem contar que esta mesma pessoa pode, no dia a dia, ter o vírus na pele, roupas, máscaras e luvas e continua a ser contaminante, como qualquer outra pessoa!
Ainda não dá para tirar “uma onda” em cima dos amigos dizendo que estás imune com segurança total. E o profissional da saúde que teve a doença e volta a trabalhar, continua ainda tendo riscos de ter a doença novamente. Estes são os heróis, fazendo por nós!

Alberto Consolaro – Professor Titular da USP FOB - Bauru-SP: consolaro@gmail.com                                           

Nenhum comentário: