AGENDA CULTURAL

18.8.20

Ciência é conhecer o que Deus fez

Telescópio de Galileu
Hélio Consolaro é professor, jornalista e escritor. Araçatuba-SP

Não sei o que estão fazendo os professores de ciências nas escolas, como estão a Biologia, Química e Física no ensino médio. E como anda a demonstração dos movimentos de rotação e translação nas aulas de Geografia, mostrando o globo terrestre bem redondo. O professor de História explica como foi a luta de Galileu Galilei?

Digo isso porque a pandemia nos revelou que os conhecimentos humanos (a ciência) andam negligentes na população. Sabemos que as ciências são limitadas, mas fundamentos precisam ser ensinados. Ainda há muito mistério a ser descoberto, e a oração é necessária como forma de concentrar energias, de mobilizar as forças de um corpo que ainda o conhecemos pouco. 


A briga entre o padre e o farmacêutico dos antigos povoados brasileiros já está ultrapassada. Depois de 
Pierre Teilhard de Chardin (1881-1955), o padre filósofo, as leituras do mundo não são tão antagônicas. Há padres e pastores pedindo aos fiéis que procurem o médico; e não há médico mandando o paciente parar de rezar.

O padre Chardin foi perseguido pela igreja católica porque tentou em suas obras reconciliar teologia com ciência. Foi mandado pelo papa da época para a China, onde a repercussão de seu pensamento fosse nula. Atualmente, depois de morto, reconquistou o lugar de destaque na igreja.


Este cronista está com o padre filósofo, pois "dai a César o que é de César, a Deus o que é de Deus". O Criador nos deu inteligência e nós com ela fomos descobrindo o mundo. Toda essa observação sistematizada foi formando a ciência. César é a matéria, a ciência; Deus é a espiritualidade, o imaterial. 


Como um croniqueiro tão chinfrim, quer abordar assunto tão fundo se não é cientista, nem filósofo e muito menos teólogo. Busco a resposta em Machado de Assis, sou um beija-flor que experimenta o mel de todas as flores.    


Na verdade, está preocupado consigo mesmo, porque desde o começo da pandemia vê o noticiário das estatísticas do coronavírus. Fica meio ressabiado, se perguntando se um dia fará parte dela. 

Será mais um número ou terá uma crônica laudatória no site www.inumeraveis.com.br . Ele que fez tantos panegíricos aos amigos falecidos, não mereceria a vala comum no site das vítimas do coronavírus.


Parece um paradoxo, o cronista pedindo uma crônica para si. Nenhuma novidade, há gente afirmando em pleno século 21 que a Terra é plana.   

Um comentário:

Maria zei disse...

Excelente observação comparando a ciência com religião,filosofia,arte e o
Assunto do momento : coronovírus .