AGENDA CULTURAL

17.8.20

Por que se tem Osteomielites? - Alberto Consolaro



Radiografia de maxilares com raízes de dentes cariados (setas menores) ou áreas ósseas fraturadas (setas maiores) como entradas de bactérias que, em debilitados sistemicamente, podem evoluir para osteomielite!
As doenças ósseas inflamatórias locais como osteomielite, osteoradionecrose e osteoradiomielite ficaram muito mais frequentes, inclusive na mandíbula, porque ocorrem, quase que exclusivamente, em pacientes com um destes dois perfis bem delineados:

1. Os portadores de doenças sistêmicas debilitantes que antes encurtavam o tempo de vida, agora são controláveis com remédios e procedimentos que inexistiam, como ocorre com diabete, etilismo, doenças renais e hepáticas, cânceres, obesidade, nutrição inadequada e outras. Ingerindo medicamentos e cuidando do corpo e alma, estes pacientes podem chegar ao tempo normal de vida e com qualidade! Ainda assim, estas pessoas devem ser consideradas sistemicamente debilitadas.

Os cânceres hoje são tratáveis, curáveis e se convive com eles por um bom período de tempo, mas neste processo de quimioterapia as pessoas ficam com o sistema imunológico e a inflamação deficientes. Neste período o paciente é chamado de oncológico e deve receber atenção especial.

2. Os portadores de doenças ósseas locais que deixam o osso mais denso ou esclerótico, reduzindo muito a quantidade de células e de vasos sanguíneos. Isso reduz a capacidade reacional e quando adentram bactérias no osso, logo se espalham por uma vasta área, destruindo e caracterizado uma Osteomielite como pode ocorrer em portadores da Displasia Cemento-Óssea Florida dos maxilares.

OSTEOMIELITE?

Osteíte é uma inflamação nos tecidos ósseos e a Osteomielite, também! As osteítes são localizadas, reacionais e ocorrem em pacientes saudáveis com ossos normais. As osteomielites são inflamações difusas e destrutivas em pacientes sistemicamente comprometidos ou com doenças ósseas esclerosantes prévias.

As osteítes estão presentes nas lesões dentárias de origem microbiana, como a doença periodontal e após as extrações. As osteomielites têm as mesmas causas, mais as fraturas contaminadas, projéteis de arma de fogo, cirurgias ósseas contaminadas ou qualquer outra causa que leve os microrganismos para o interior do osso de um paciente debilitado ou com osso esclerosado.

OSTEORRADIONECROSE?

Osteorradionecrose é o estado caracterizado pela redução intensa da quantidade de células, vasos e nervos em uma área óssea irradiada, e apenas nela, diminuindo drasticamente a sua capacidade reacional via inflamação e reparo. Se protegida da entrada de microrganismos e de exposições bucais, ao longo de 5 a 10 anos, esse osso voltará a ser normal.

Qualquer agressão neste osso irradiado não repara e se entrarem microrganismos, proliferam sem antagonistas no local. Este quadro pode ser chamado de “Osteorradiomielite” com muito exsudato purulento, necrótico e extremamente contaminado com fistulas e poderá ter fraturas secundárias. O ideal é não a ter!

REFLEXÃO FINAL

Quando você sabe o nome e o significado das coisas, incluindo doenças, fica mais fácil compreender. Quem sai ganhando com este conhecimento difundido entre todos, são os pacientes e familiares que podem prevenir, tratar, controlar e apoiar e o diálogo com os profissionais da saúde fica muito mais eficiente.

Ser saudável o tempo todo é fundamental, pois a vida é cheia de surpresas: cuidemo-nos!
 
Alberto Consolaro – Professor Titular da USP -FOB Bauru-SP - consolaro@uol.com.br






Nenhum comentário: