AGENDA CULTURAL

16.8.20

Amor - Gervásio Antônio Consolaro

Poderia escrever um título do tipo “Amor Pós-Pandemia”, como todo mundo faz, mas sempre devemos ter opção de lermos assuntos mais leves que nos tiram um pouco da rotina pesada do dia a dia piorada pela pandemia que tanto nos incomoda e nos entristece.

    Também pode-se achar ser um assunto batido e sobejamente conhecido por todos, mas não custa lembrar da importância deste sentimento para nosso equilíbrio e de toda a humanidade.
  
    Vamos começar com a antiga e linda música de John Lennon All You Need is Love, cuja tradução é "Tudo que você precisa é amor". Eis a letra:

Amor, amor, amor, (repete 3 vezes)

Não há nada que você possa fazer
Que não possa ser terminado
Nada que possa cantar 
que não possa ser cantado
Nada que você possa dizer, mas você pode aprender como jogar o jogo, é fácil

Não há nada que você possa fazer
Que não possa ser feito
Ninguém que você possa salvar que não possa ser salvo
Nada que você possa fazer
Mas você pode aprender a estar no tempo certo, é fácil

Tudo o que você precisa é de amor (repete 3 x)

Não há nada que você aprender
Que já não seja conhecido
Nada que você possa ver que já não foi mostrado
Nenhum lugar que você possa estar
Que não é onde você estava destinado a estar, é fácil

Tudo que você precisa é de amor (repete 3 vezes)

Seguindo nossos sentimentos, experiências e  pesquisas concluímos que
a melhor utilidade que se pode dar à vida é amar.

A melhor expressão do amor é o tempo.
O melhor momento para amar é agora.

O amor é a base de tudo. É algo que nos fascina porque pensamos todo o tempo rodeados de gente, e o amor é o valor mais forte que nos unem a nossos semelhantes.

O amor é capaz de nos elevar e dar sentido à nossa vida. Só por amor somos capazes de grandes gestos. Só por amor somos capazes de perdoar o que for preciso. Só por amor nos colocamos em segundo plano para priorizar a necessidade do outro. Só com o amor somos capazes de sentir a dor do outro e nos imaginarmos com ele.

O amor materno ou paterno, por exemplo, se manifesta em uma ligação tão misteriosa  extraordinária que mal sabemos explicá-lo com palavras, como se o laço de sangue que une os seres humanos dispensasse explicações. É como dizem nossos pais: só compreendemos a grandeza desse amor quando temos filhos.

     Mães e pais parecem adquirir de forma mágica a capacidade de demonstrar amor com um simples olhar, capaz de nos acolher, de nos acalmar, de sentir nossa dor e nossa alegria, mesmo que não possamos traduzir esses sentimentos em palavras. Não deixamos de nos espantar com essa capacidade humana de compreender e de se doar com tanta grandeza e generosidade.

      O que é a amizade senão uma das mais belas formas de amor fraternal? Não é a toa que dizem que os amigos são os irmãos que escolhemos ter. Assim, precisamos ser capazes de amá-los como são. É preciso  amar seu amigo quando ele está mal-humorado ou quando pisa na bola conosco. É preciso amar os amigos que não conseguem agir como você acha que deveriam.  
                               
Amar é estar disposto de correr riscos, e estamos falando de todo tipo de risco: de  decepcionarmos, de perdermos, de sermos mal compreendidos, de sermos rejeitados, de sermos surpreendidos.

     O amor é sustentado pela admiração e respeito. O respeito é fundamental em qualquer relação humana. Mesmo quando temos diferentes pontos de vista, é preciso saber ouvir e respeitar a opinião do outro. Somos semelhantes, mas não somos iguais.

     Por fim, em quase tudo na vida somos coautores, quase nada se realiza absolutamente sozinho. Não é a toa que as empresas estimulam tanto as pessoas a trabalhar em equipe. Se pensarmos um pouco, veremos que a humanidade é uma grande equipe, feita de outras equipes menores (países, cidades, bairros, escola, igrejas, famílias, casais). Quanto mais essas equipes estiverem alinhadas em valores e sentimentos, mais grandiosas serão as realizações. Mas ser uma equipe não significa que todos devem ser iguais e pensar do mesmo modo. Muito pelo contrário. É na soma das diferenças, nessa pluralidade extraordinária do Universo que reside a grandeza da existência.

Gervásio Antônio Consolaro, ex- delegado regional tributário do estado/SP, agente fiscal de rendas aposentado. Assessor executivo da Prefeitura de Araçatuba, administrador de empresas, contador, bacharel em Direito e pós-graduação em Direito Tributário. Curso de Gestão Pública Avançada pelo Amana Key e coach pela SBC.

Nenhum comentário: