AGENDA CULTURAL

25.9.20

Maria e Dourado, uma vida inseparável, perderam para o coronavírus juntos

 

Maria Izidoro Dourado e Vrademir Dourado

Hélio Consolaro é professor, jornalista e escritor, Araçatuba-SP 


Morrer é um ato doloroso, mas há casos sui generis por causa das coincidências. Nesta semana, perdi um amigo e uma amiga, marido e mulher, por causa do coronavírus, com mais de 80 anos. Gente simples, trabalhadora, mas que cumpriu todas os deveres de bons cidadãos.

Ele se foi justamente no dia de seu aniversário: 23/09/2020. Fazíamos anos no mesmo dia. Na inscrição da placa do túmulo, dia e mês serão os mesmos entre o nascimento e o falecimento. Vrademir Dourado passou por essa data 84 vezes, comemorando a 85a. vez com a própria morte.

Ela se internou, infectada pelo vírus; três dias depois ele foi atrás e não voltou mais; três dias após, ela acompanhou o marido, não queria ficar sozinha. Filhos, netos, parentes amigos  tiveram uma semana de luto intensa. Dois velórios simples por causa da doença, mas a "Missa de 7.o Dia" será concorrida, merecem homenagem especial da igreja. 

Maria e Dourado: casal inseparável. A vida social deles era a Igreja do Paraíso. Lá começaram a namorar. Ela, Filha de Maria; ele, mariano. No tempo em que a missa era celebrada em latim. Testemunhas oculares da fundação da paróquia Imaculado Coração de Maria. Os papas morriam, mas eles não. Foram tão beatificados em vida que Deus fechou os olhos e mandou o coronavírus para cumprir a missão.

Tiveram três filhos:

Vrademir Dourado Júnior, esposa Mônica e filhos Vinícius e Guilherme;

Vanderlei Izidoro Dourado, esposa Rita e filhas Nataly e Nayara;

Valdinei José Dourado, esposa Tânia e filhas Amanda e Bianca.

Afilhados? Perderam a conta. A Bell Dourado, sobrinha e afilhada, foi quem me passou todos os dados para eu fazer esta crônica. Conheci bem os filhos, mas os netos...

Maria e Dourado partiram com o sentimento do dever cumprido. A simplesmente Maria era iluminada pelo ouro do Vrademir; ela era um presente dos santos para ele. A vida foi dura, mas enfrentada com dignidade.  

  

 

10 comentários:

Bell Dourado disse...

Agradeço pela lembrança...é um momento muito difícil, mas logo essa dor dará lugar à saudade...

Tania Léa Magro disse...

Linda e merecida homenagem

TONY TEODORO disse...

Conheço os de longa data,um casal inseparável. Trabalharam em prol do bem, da família e da religião durante décadas,deixarão saudades.

Unknown disse...

Compartilhamos de várias pastorais.Que Deus os receba em seus braços e conforte a familia

Unknown disse...

meus pêsames, que Deus possa confortar o coração de todos

Sandoval Junio disse...

Que linda homenagem seu Hélio. Muito agradecido.

Maria Lúcia de Souza disse...

Meus sentimentos,que Deus conforte a família,pois sei que esses dois deixaram muitos valores,que vão carregarae passar prosfilhos..Vão em paz.

Unknown disse...

Meus sentimentos! Deus conforte os corações dos familiares. Sou filha do Reis Izidoro de Souza. Maria era filhado tio Pedro.Somos primos.

Unknown disse...

Meus sentimentos pela prima Maria e seu esposo.
Que todos os seus familiares encontram o consolo.
Sou filha de Maria de Souza toneti

Zulmira A O Tinti disse...

Linda homenagem.Mto triste 🙏🙏🙏🙏