AGENDA CULTURAL

18.12.20

República dos cafajestes

 Hélio Consolaro é professor, jornalista e escritor. Araçatuba-SP

Deputado estadual tocou o seio da deputada Isa Penna (PSOL) durante sessão da Assembleia Legislativa de São Paulo


Wikipédia: Fernando Henrique Cury é bacharel em direito, produtor rural e político brasileiro filiado ao Cidadania. Atualmente ocupa o cargo de Deputado Estadual do Estado de São Paulo.

Cafajeste tem vários sentidos, um deles, que cabe ao deputado, é  indivíduo atrevidoprovocador. Cafajeste é aquele que provoca bullying, não respeita o outro. Certamente, se Fernando Cury for mesmo produtor rural (ou apenas dono de chácara), deve fazer o mesmo com suas empregadas.

O cafajeste Eduardo Bolsonaro, aquele cuja mulher disse em 2020 que movimento antivacina é coisa de retardado (o marido é do movimento), disse em 2018 que as mulheres de direita são mais higiênicas que as mulheres de esquerda. 

Isa Penna, deputada estadual pelo PSOL, portanto de esquerda, que não é tão higiênica para Bolsonaro, foi assediada (bolinada) nos moldes de cafajeste, dentro da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo pelo deputado Fernando Cury (Cidadania), casado, dois filhos. Como explicar quando chegar em casa...

Para certo paradigma de homem, hoje obsoleto e atrasado, ser macho é isso, abater a fêmea, levá-la para a cama. O homem que não fosse assim era maricas. Levar o filho adolescente à zona de meretrício era a mais importante responsabilidade paterna. É o tipo de homem que é o deputado estadual.  

O novo padrão da nova geração quer o amor autêntico, nada de falso moralismo combinado com cafajestismo, mas como canta Erasmo Carlos em "Gente aberta": 

Eu não quero mais conversa
Com quem não tem amor
Gente certa é gente aberta
Se o amor me chamar
Eu vou
OUVIR A MÚSICA

Com Bolsonaro na presidência, que significa volta ao passado obscuro, o Brasil virou uma republiqueta dos cafajestes, abençoada por alguns pastores e padres também cafajestes. 

2 comentários:

Gladiador disse...

Boa;continue assim, Mestre.

Unknown disse...

Direto na veia