AGENDA CULTURAL

4.1.21

Imunidade da doença ou da vacina? - Alberto Consolaro

 

A imunidade pela vacina é mais intensa e dura mais tempo, a induzida pela doença gira entre 15 a 90 dias

Toda resposta imune é específica, atua apenas contra uma determinada proteína reconhecida como estranha pelo organismo. As vacinas estimulam a resposta imune específica contra a proteína viral que a compõe a ser injetada. Ou ainda, contra uma proteína viral estranha que foi induzida a ser fabricada dentro do corpo por uma vacina como a vacina da Pfizer e da Moderna.

Se uma vacina tem várias proteínas virais, teremos várias respostas imunes ao mesmo tempo, o que faz parte do dia a dia normalmente. Ao mudar a estrutura da proteína viral injetada ou que foi induzida a ser fabricada no corpo, tem que se ter outra resposta imune específica para ela.

A vacina Pfizer, Moderna e outras que usam ou induzem apenas uma proteína viral, correm este risco se o vírus sofrer mutações. A vacina Coronavac/Sinovac e outras que usam o vírus completo e atenuado/morto tem várias proteínas virais, pois introduzem o vírus fragmentado com todas as suas proteínas, induzindo uma imunidade mais ampla neste sentido.

As mutações virais explicam por que certas vacinas são para a vida toda como a do sarampo, caxumba e outras. Os vírus destas doenças são mais estáveis e sofrem poucas mutações importantes. Enquanto que vacinas para a gripe, se tem que tomar todos os anos, pois são produzidas por vírus que sofrem muitas mutações ao longo de um ano ou alguns anos. Outros vírus, como o da varicela-zoster também são estáveis, mas a medida que as décadas passam, a imunidade que as vacinas para a V-Z induziram na infância, vai diminuindo e precisa de um reforço, ou seja, precisa tomar de novo para ficar protegido depois dos 40-50 anos.

DIFERENÇA

Qual a diferença entre uma resposta imune, ou imunidade, induzida pela doença e a pela vacina? A imunidade induzida pela própria doença tende a ter uma menor eficiência, pois foi induzida por muitas proteínas virais diferentes que entraram deixando uma memória celular e anticorpos razoável, mas ainda é pouco para se dizer que está imune de forma prolongada. A quantidade de proteínas virais ainda é pouco se comparada com a quantidade que tem na vacina.

As vacinas têm uma quantidade ou volume muito maior destas proteínas virais, além de conter substâncias que potencializam esta resposta imunológica chamadas de adjuvantes. Formam muito mais células de memória e anticorpos, o que pode durar por muito mais tempo gerando uma eficiente imunidade. E para aumentar muito mais ainda, se tem as doses de reforço que pode ser uma ou duas, a depender de cada doença.

E quanto tempo dura uma imunidade? Isto vai depender muito de cada vírus e da quantidade e velocidade de mutações que ele apresenta no tempo. Pode ser por alguns meses ou anos. Tudo leva a crer que no caso da covid-19 deva ser algo parecido com as gripes, influenzas e H1N1. Nossa, mas é pouco tempo, mas a imunidade oferecida pela doença em quem já pegou varia de 15 a 90 dias. Falar sobre a duração da imunidade oferecida pelas vacinas anticovid ainda está no terreno das hipóteses!

ESCOLHA

Perguntam-me muito: - Qual vacina vai tomar? Respondo sempre que estou preparado para tomar aquela que terei acesso primeiro. Não devemos adiar, a questão é de vida ou morte!

 

Alberto Consolaro – Professor titular da USP - FOB Bauru - consolaro@uol.com.br 


Nenhum comentário: