AGENDA CULTURAL

31.1.21

Ter um time para chamar de seu não é fácil

Abel Ferreira, português, técnico do Palmeiras

Hélio Cosolaro é professor, jornalista e escritor. Araçatuba-SP


Ontem (30/01/2021) ocupei meu tempo o Palmeiras, e fui escrevendo no Facebook e no Instagram os meus sentimentos como se eu fosse um adolescente. Resolvi juntar tudo no Blog do Consa, fazendo um texto só.

CORAÇÃO NA MÃO

O palmeirense torce tanto para que o seu time esteja nas disputas finais, mas quando chega essa hora a ansiedade chega a ser sofrimento. Com certeza, não é diferente com torcedores de outros times. Estou com o coração na mão na decisão da Libertadores. Avante, Palmeiras! 

UMA DECISÃO MEIO SEM GRAÇA

Assistir a jogo de tal magnitude, Palmeiras e Santos, decisão da Libertadores, teria que ser no Bar do Palmeirense, com o Nenê e filhos abastecendo a todos com cerveja gelada como aconteceu em 2015, quando os mesmos times decidiram a Copa do Brasil, e o Palmeiras foi campeão. O quarteirão da rua Brasil foi tomado por gente vestida de verde.

Hoje, não podemos aglomerar. Assistir ao jogo em casa, com quando muito, um parente próximo. Nenê também foi embora cedo, antes do combinado. Não dá nem para reclamar que a cerveja está quente. O bar do Nenê era território livre do palavrão, um mais cabeludo do que o outro.

Em casa, nem os comentaristas flamenguistas da Globo vou xingar, cariocas frustrados, porque o jogo será transmitido pelo SBT. O campo do Maracanã será tomado por paulistas. A manipulação não deu certo


PRONTO! O PALMEIRAS É CAMPEÃO
Ufa! Como foi doído. Um a zero para o Palmeiras, gol marcado nos últimos minutos do jogo.. Quem deu espetáculo, além do autor do último gol do jogo, o atacante palmeirense Breno Lopes, foi o técnico do Santos: o Cuca fazendo graça à beira do campo, por isso foi expulso; e depois o Cuquinha (auxiliar do irmão), fazendo fake news na entrevista coletiva.

O técnico Abel Ferreira, além de ganhar o jogo, deu uma aula magna de relações humanas (humanismo) e administração de clube. Sua entrevista coletiva precisa ser gravada. O Palmeiras ganhou a taça da Copa Libertadores e contratou um técnico que dá aulas de gestâo. Daqui a pouco, quando se aposentar, o homem vai dar palestra como coaching.,

Depois de tanta tensão regada moderadamente por cervas, trazendo alegria ao isolamento, fui ao sono de um campeão, por que a quietude do isolamento da pandemia era certa ao amanhecer.