AGENDA CULTURAL

26.7.21

Antônio César Perri - memórias sob a ótica do espiritismo

 

Hélio Consolaro* 

Os espíritas gostam de ler, sempre estão com um livro à mão. Em Araçatuba, há uma livraria em forma de banca instalada na praça Rui Barbosa, onde vendem seus livros. Em 2021, o espiritismo completa 100 anos em Araçatuba.  

E também escrevem. Às vezes, praticam a psicografia, anotam algo que teria sido ditado ou sugerido por algum espírito desencarnado. Geralmente, colocam na capa o nome do autor do livro, mas acrescentam "pelo espírito tal". Ninguém psicografou mais que Chico Xavier.

Autografado pelo autor, recebi do amigo Sirlei Nogueira um presente, o livro "Pelos caminhos da vida -memórias e reflexões", 632 páginas, do ex-confrade Antônio César Perri de Carvalho da Academia Araçatubense de Letras. Ele se desligou da entidade por ter se mudado de Araçatuba, assim exige o estatuto. 

Antônio César Perri 
de Carvalho

Trata-se de um livro espírita, mas não psicografado, onde o autor, além de contar sua dedicação à família e à profissão, fala também do espiritismo vivido por ele 24 horas por dia. A parte 1 rememora a família, bem consolidada e respeitada;  a parte 2, a profissão, como professor da Faculdade de Odontologia da Unesp - Araçatuba; a parte 3 fala de seu engajamento no espiritismo. Essas três partes têm a educação como laço. 

O livro, composto de três partes, tem o prefácio de André Marouço e uma mensagem especial de Divaldo Pereira Franco, o decano do espiritismo no Brasil; mas as três partes têm cada uma seu prefaciador. Parte 1: Ismael Gobbo; parte 2: Manuel Felipe Menezes da Silva Júnior; parte 3: Hélio Ribeiro Loureiro.

Antônio César Perri de Carvalho escreveu mais de  30 livros, graduado em Odontologia. Lecionou em várias universidades. De Araçatuba (cidade onde nasceu), foi morar em Brasília, para trabalhar no Ministério da Educação. Atualmente, reside em São Paulo.

Segundo Sirlei Nogueira, supervisor editorial do livro, a publicação de memórias e reflexões de Antônio César de Carvalho faz parte das comemorações do centenário do espiritismo em Araçatuba. Nele o autor conta também o seu relacionamento com outras entidades, como a Legião da Boa Vontade e a maçonaria. "A obra é uma contribuição à história, com episódios de Araçatuba, do Estado de São Paulo, do país e de momentos internacionais."  

Perri exalta no livro o poder da educação, colocando-a na sua vida como laço entre a família, a profissão e o espiritismo. As três pedras preciosas inseridas no desenho da capa.

SERVIÇO: para adquirir o livro, procure a Livraria Espírita, av. Luís Pereira Barreto, 817 - telefone: 3624 2455. Ou a banca da Praça Rui Barbosa, também em Araçatuba-SP

*Hélio Consolaro é professor, jornalista e escritor. Membro das academias de letras de Araçatuba-SP, Andradina-SP e Itaperuna-RJ    

      

 

Nenhum comentário: