AGENDA CULTURAL

27.7.21

Como será aquela boca sob a máscara? - Alberto Consolaro


Na calçada duma cidade espanhola, um homem e uma mulher iriam se cruzar e seguir seus caminhos, mas de repente ela o aborda e diz: 

- Ei espere, você não é o Mário? 

- Sim, sou eu! 

Ela alegre exalta: 

- Que bom vê-lo, que alegri, não pensei em encontrá-lo tão cedo? 

Ele, intrigado, com a cara enrugada pela dúvida pergunta a ela: 

- Mas ... quem é você? Eu sou Márcia e você não está me reconhecendo, mas espere aí e retirou uma máscara e ajeitou na face e falou sou eu! E se abraçaram longamente matando a saudade. 

Sem máscara ela era muito diferente e mais bonita! O sorriso a rejuvenesceu, seus dentes brancos com aquele insistente e residual serrilhado minimamente juvenil ainda denunciava seus 20 anos.

Quando os dentes anteriores aparecem na boca surgem com três mamelões como uma serrinha típica de crianças. O atrito com alimentos, objetos e especialmente com os dentes antagonistas vai desgastando e alisando esta parte chamada de margens incisais. 

Quando não ocorre o desparecimento da serrinha em um adulto, significa que tem mordida aberta anterior, sem o contato dente a dente.

 ENVELHECIMENTO DENTÁRIO      

Atrição é o nome do desgaste dos tecidos dentários mineralizados promovido pelo contato dente com dente, sem interposição de qualquer outro fator físico, a não ser alimentos. Ela pode ocorrer nos dentes permanentes ou decíduos e a lesão típica da atrição é uma faceta de desgaste bem polida.

Este desgaste tira 0,02 a 0,038mm da coroa a cada ano de vida. Mas é acentuado por atrito acelerado do bruxismo, apertamento dentário e alimentação mais consistente. O bruxismo e o apertamento dentário tem relação estreita com o estresse psicossomático. A saliva alivia o desgaste por uma possível ação lubrificante nas superfícies ou por inibir os componentes ácidos da dieta e microbianos.

Ao sorrir e os incisivos aparecerem com a margem incisal lisa com dentina entre as duas lâminas de esmalte, isso traduz um envelhecimento precoce. Se ainda se soma trincas e pequenas fraturas do esmalte, o aspecto envelhecido se acentua. A gravidade da atrição também está relacionada a tempo de vida e às características inerentes ao indivíduo, como força muscular, morfologia facial e estilo de vida. São sinais referenciais para a determinação de idade em exames dentários forenses.

Nas áreas de desgaste, se expõe a dentina e os pigmentos adentram para a coroa escurecendo o amarelado e cada vez da coroa dentária! Acaba por formar uma tríade: dentes com as margens incisais alisadas, coroas mais curtas e mais escurecidas. A altura vertical facial se reduz e o padrão do sorriso se modifica totalmente, sem contar que os cantos da boca caem e o contorno bucal se assemelha a boca de tubarão. Os dentes pré e molares também se desgastam nas faces oclusais.

Dente é igual boca, pescoço e mãos. Falar e sorrir, se mostrar dentes inferiores anteriores apinhados, acentua outros indicadores do envelhecimento. Exercite estes critérios de análise do envelhecimento a partir dos dentes. Examine a boca dos presidentes, artistas, esportistas, deputados, senadores e prefeitos. Você vai ter surpresas com o tamanho do descuido! Pitangui disse: “De nada adianta a face linda e maravilhosa, se a boca tem dentes sem a mesma harmonia”.

MOMENTOS FINAIS

Agora voltando às mascaras e a pandemia: quantas pessoas que nunca se viram sem máscaras, se beijaram? Depois dos olhares, da conversa e da aproximação, chegou a hora de faces mais próximas se despirem, chegou a hora de sentir o aerosol do respirar, o hálito do amor para saborear a saliva. Se você nunca a viu sem máscara, deve bater aquela expectativa!

Como serão seus lábios, seus dentes e gengivas, o seu sorriso. Como ela umedece os lábios, como ela fala e mexe-os junto com os dentes e a língua? Os dentes são brancos, tem serrilhado e são brilhantes? Enfim, chegou a hora da verdade, a hora das bocas sedutoras se encontrarem!


Alberto Consolaro – professor titular da USP na FOB Bauru-SP - consolaro@uol.com.br

 



 

Nenhum comentário: