AGENDA CULTURAL

20.7.21

Torto arado - um best-seller brasileiro


SINOPSE DA EDITORA TODAVIA

Nas profundezas do sertão baiano, as irmãs Bibiana e Belonísia encontram uma velha e misteriosa faca na mala guardada sob a cama da avó. Ocorre então um acidente. E para sempre suas vidas estarão ligadas — a ponto de uma precisar ser a voz da outra. Numa trama conduzida com maestria e com uma prosa melodiosa, o romance conta uma história de vida e morte, de combate e redenção.

Hélio Consolaro é professor, jornalista e escritor. Araçatuba-SP

Eu precisava ler algo novo da literatura brasileira, às vezes, só lemos os consagrados e deixamos a moçada sem oportunidade.  

Então, o confrade Tito Damazo me indicou "Torto Arado", do jovem escritor Itamar Vieira Júnior. Funcionário concursado do Incra, é geógrafo e doutor em estudos étnicos e africanos pela UFBA. Sempre estudou na Bahia, está com 42 anos.

Parece que Itamar Vieira Júnior já nasceu consagrado e seu livro se tornou um clássico na primeira edição. Aliás, ganhou holofotes porque foi premiado várias vezes em tão pouco tempo: o romance Torto Arado, ganhador do Prêmio LeYa de 2018 (Portugal), do Prêmio Jabuti de 2020 e do Prêmio Oceanos de 2020. E ainda mais: é um dos mais vendidos no Brasil.   

Ele surgiu para enriquecer a galeria dos escritores baianos, ao lado e Gregório de Matos, Castro Alves, Rui Barbosa, Jorge Amado, João Ubaldo Ribeiro. Não é do eixo Rio-São Paulo, nem de Minas. 

E assim adentrei o livro, comprando a edição digital. Vapt! O livro já estava no meu Kindle. A narrativa se passa numa fazenda, Água Negra, habitada por negros, um quilombo com donos a distância, lá na Bahia. Terras herdadas pelo dono das antigas sesmarias, cuja religião é o Jarê, uma prática religiosa de matriz africana presente exclusivamente na região da Chapada Diamantina-Bahia. Ocorre em Iraquara, Lençóis, Mucugê, Palmeiras, dentre outras do mesmo território. 

Itamar Vieira Júnior
O livro tem 264 páginas no papel e três capítulos: Fio de corte, Torto arado e Rio de Sangue. Editora Todavia. Edição de papel: R$ 38,00; edição digital: R$ 31,41. 

A narrativa não deixa a leitura cair no tédio. O escritor cria ganchos, surpresas, alimenta o interesse do leitor pela história. Torto arado não é apenas uma história bonita, ela é bem contada. Cada capítulo tem sua personagem narradora, feminina. Fio do corte: Bibiana; Torto arado: Belonísia; Rio de sangue: Santa Rita Pescadeira.  

A maioria das personagens do livro "Torto arado" são negras, eu tinha esse conhecimento durante a leitura, mas constantemente voltavam a ser brancas na minha cabeça. Não me libertava de meu modelo caucasiano. Isso se chama racismo estrutural.  

Leandro Karnal, ao entrevistar Itamar Vieira Júnior em seu canal do YouTube, disse que ficou preocupado com a frase final do livro: "Sobre a terra há de viver sempre o mais forte". "Até Hitler disse tal frase", reportou Karnal. Mas se convenceu com a explicação do autor.

Não quero ser melhor leitor que o professor midiático, mas entendi bem o enredo, embora não tenha ficado declarado no livro quem matou Salomão; mas até hoje não sabemos se o personagem Capitu traiu ou não Bentinho. E o Itamar Vieira Júnior é apaixonado por Machado de Assis.  

ENTREVISTA DE ITAMAR VIEIRA JÚNIOR AO PROGRAMA "RODA VIVA"

REPORTAGEM DA REVISTA PIAUÍ SOBRE O LIVRO "TORTO ARADO"

  

Nenhum comentário: