AGENDA CULTURAL

12.8.21

Quem menospreza as Forças Armadas no Brasil?


O colunista Octávio Guedes do jornal O Globo, edição de 11/08/2021, escreveu excelente artigo intitulado "Bolsonaro é o revanchista 01 contra as Forças Armadas" que o Blog do Consa reproduz em parte.  

É tradição dizer que a esquerda vê as Forças Armadas com desconfiança devido às perseguições sofridas por elas durante a ditadura militar, mas o verdadeiro revanchista é Bolsonaro. Veja por quê.

 PARTE DO TEXTO DE OCTÁVIO GUEDES

O oficial considerado indigno para a carreira militar e que "foi saído" pela porta dos fundos. O capitão que passou anos proibido de pisar em quartéis e não pode matricular seus filhos em colégios militares. O capitão que se sentiu humilhado e injustiçado pelos oficiais mais graduados. Algumas perguntas:

Quem demitiu o general Santos Cruz após ser ele chamado publicamente de bosta engomada? Foi um político de esquerda ou um jornalista? Não. Foi Bolsonaro, o revanchista.

Quem humilhou um general da ativa, obrigando-o a voltar atrás de uma decisão acertada (a compra de vacinas) e ainda o fez passar pelo constrangimento de gravar um vídeo com a doce mensagem "um manda, outro obedece"? Foi um político de esquerda ou um jornalista? Não. Foi Bolsonaro, o revanchista.

Quem fez um general passar pelo vexame de confessar que se vacinou escondido para não tomar bronca do chefe? Foi um político de esquerda ou um jornalista? Não. Foi Bolsonaro, o revanchista.

Quem passou a mão na cabeça do ministro Salles, após ele chamar o general Ramos de "Maria Fofoca"? Foi um político de esquerda ou um jornalista? Não. Foi Bolsonaro, o revanchista.

Quem botou o vice-presidente, o general Mourão, de castigo e o proibiu de participar de reuniões? Foi um político de esquerda ou um jornalista? Não. Foi Bolsonaro, o revanchista.

Quem tratou o general Mourão como um cunhado que não pode ser demitido? Foi um político de esquerda ou um jornalista? Não. Foi Bolsonaro, o revanchista.

Quem fez militares embarcarem na onda da cloroquina e botou no currículo do Laboratório do Exército o aumento da produção da droga charlatã no auge da pandemia? Foi um político de esquerda ou um jornalista? Não. Foi Bolsonaro, o revanchista.

Quem associou a imagem de militares a negociações picaretas de compras de vacinas? Foi um político de esquerda ou um jornalista? Não. Foi Bolsonaro, o revanchista.

Quem demitiu três comandantes militares para mostrar poder? Foi um político de esquerda ou um jornalista? Não. Foi Bolsonaro, o revanchista.

E, por fim, quem expôs as Forças Armadas ao ridículo de promover uma micareta antidemocrática para que o presidente pudesse brincar de chefe supremo dos militares? Foi um político de esquerda ou um jornalista? Não. Foi Bolsonaro, o revanchista.

A pergunta que falta: então, os militares são as grandes vítimas de Bolsonaro? Não. São cúmplices. Por cargos e poder. Pelo visto, o revanchismo só não é tolerado quando é de graça 

Leia artigo completo, clicando aqui

Nenhum comentário: