AGENDA CULTURAL

6.10.21

Ciência ilumina o mundo, e a política? - Alberto Consolaro

        

A ciência muda a humanidade e ilumina seu caminho para um mundo melhor!

Quem mais contribuiu com o mundo: alguma ideia e personalidade política ou quem descobriu a energia elétrica e os antibióticos? Quem muda, para melhor ou pior: a ciência ou a política? Como seria sem escova de dentes e fio dental! Sem papel higiênico e vaso sanitário: como seriam os banheiros! E o elevador que mudou as cidades com seu uso. É a ciência e tecnologia que mudam!

As relações humanas nas cidades ou “polis” recebeu o nome de “política”. Estas relações serviram para estabelecer consensos na organização da vida em comum, pois a barbárie não poderia imperar. Mas, infelizmente, sempre tem uma parcela da sociedade que gostaria em voltar a falta de ética, mentira, enganações e mortes em massa para fazer da humanidade uma floresta a ser queimada!

As notícias de política, quase a totalidade, ultrapassam os limites de maledicência e crimes em uma confusão e fusão inconcebível com as páginas de polícia. Uma passada de olhos já se sabe tudo e sem análises, apenas relatos picantes de medíocres relações humanas. Mario de Andrade disse que se discute rótulos e não conteúdo, e ultimamente, nem o rótulo!

Deveríamos dar tanta atenção à parte interna do intestino da política? Afinal, qualidade de vida e o avançar da humanidade tem muito mais participação da ciência e da tecnologia do que da política! Antigamente, a tecnologia era chamada de invenções e hoje de inovações. Tecnologia é ciência fazendo o conhecimento avançar para se ganhar dinheiro, mas fazendo a vida das pessoas melhorar.

MELHOR POLÍTICO

Como viver sem o celular e a internet! Ou sem óculos, carro, avião, analgésicos, quimioterápicos, laser e cirurgias avançadas? Qual foi a ideia política que melhorou a vida das pessoas como fez o computador e sem usar violência e truculência com custos humanitários imensuráveis? A política é quase improdutiva e egocêntrica e usa o nome do povo, mas pouco faz para melhorar a vida dos mais vulneráveis e pobres. O melhor político deveria ser igual o melhor árbitro de esporte: quanto menos aparecer na mídia, é o mais produtivo. Claro que no contexto de uma liberdade absoluta de liberdade de imprensa e com total transparência dos dados governamentais.

De forma contínua e quase silenciosa, a ciência e tecnologia impactam na vida das pessoas e animais, como a descoberta da penicilina que salvou e salva milhões de pessoas! Os analgésicos acabaram com a dor e as vacinas controlaram as doenças do mundo. Sem a energia elétrica teríamos um caos absoluto, mas os políticos travestidos de “gestores”, não conseguem administrar: ora, então, devolvam para a ciência fazer isto e coloquem cientistas e estudiosos para tocá-la!

As decisões políticas, de fato, pouco mudam a humanidade, mas as descobertas científicas e tecnológicas colocam-na em constante melhoramento! Como seria sem o vidro, geladeira, água encanada e rede de esgoto? E o mundo sem os combustíveis e o gás de cozinha, mas de novo vem os “gestores” travestidos e políticos estragam tudo!

REFLEXÃO FINAL

Lanço um desafio: faça uma lista com as 10 melhores ideias políticas que fizeram a humanidade avançar com a data de seu lançamento. Depois faça uma outra lista com as 10 melhores descobertas científicas e tecnológicas quanto a mudança de qualidade vida das pessoas e a data em que ocorreram. Você pode ficar assustado e impactado se compará-las!

 

 Alberto Consolaro é professor titular da USP em Bauru-SP consolaro@uol.com.br


 

Nenhum comentário: