AGENDA CULTURAL

18.10.21

Excelência em gestão pública 2 - Gervásio Antônio Consolaro

       
Trouxemos aqui já três importantes dimensões dentro modelo: governança, estratégia e planos, sociedade e interesse público e cidadania.

        As dimensões  de  pessoas, de processos e de resultados. 

       Hoje traremos as Dimensões: Estratégia e Planos e Público Alvo.

       DIMENSÃO ESTRATÉGIA E PLANOS

       A primeira trata que uma gestão pública de excelência deve contemplar processos formais de formulação e implementação da estratégia, fundamentados no exercício de pensar o futuro e integrados ao processo decisório.

       A estratégia deve atender aos objetivos e dispor metas e planos articulados, para as unidades internas. Deve ser formulada a partir da prospecção dos resultados institucionais que se espera alcançar, considerados os recursos internos e externos; assim como os fatores intervenientes, especialmente aqueles que possam representar riscos ou oportunidades ao desempenho organizacional.

       São requisitos de relevância para a excelência do processo de definição e implementação da estratégia:

 a. Identificação de possíveis parcerias com agentes públicos e privados e potenciais conflitos de atuação;

 b. O conhecimento dos pontos fortes e das oportunidades de melhoria do próprio desempenho institucional;

c. As necessidades de investimento e inovação de forma a atender requisitos específicos do setor em que atua;

d. O alinhamento ao Plano Plurianual;

e. O desdobramento das estratégias em planos específicos que atendam às outras dimensões do sistema de gestão públicas; tais como plano de tecnologia; gestão do conhecimento; gestão da comunicação; e

f. A vinculação da programação orçamentária à estratégia.      

       DIMENSÃO DO PÚBLICO ALVO

       Esta dimensão muito importante porque se refere-se às práticas gerenciais direcionadas ao relacionamento do órgão/entidade com a sociedade e  abrange a imagem institucional, o conhecimento que a sociedade tem do órgão ou entidade e a maneira como se relaciona com a sociedade e induz sua participação.

  As práticas direcionadas, são entre outras:

a. A identificação e classificação dos públicos alvos e de suas necessidades e expectativas;

b. Ao tratamento dessas necessidades e expectativas, inclusive no redesenho dos processos institucionais, para a geração de resultados mais efetivos;

 c. Ao atendimento à Lei de Acesso à Informação

 d. À comunicação ao cidadão sobre os seus serviços e padrões de atendimento;

e. À manutenção de canais de comunicação acessíveis e adequados aos perfis de seus públicos alvos;

 f. Ao gerenciamento da qualidade do atendimento ao público;

 g. Ao tratamento das solicitações, reclamações e sugestões;

 h. Ao fortalecimento das relações  com a sociedade, inclusive por meio de instrumentos de pesquisa, ausculta e concertação.

Por fim, o processo é uma proposta para democratizar a administração pública, valorando a legitimidade, a participação da sociedade e as consultas aos usuários cidadãos 

GERVÁSIO ANTÔNIO CONSOLARO - diretor regional da  Assoc. Fiscais de Rendas-SP, consultor tributário, agente fiscal de rendas aposentado, ex-delegado regional tributário, ex-assessor executivo da Prefeitura de Araçatuba, administrador, contador, bacharel em Direito, pós-graduado em Direito Tributário, curso  de gestão pública avançada pela Amana  Key e coach pela SBC.            g.consolaro@yahoo.com.br   

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