AGENDA CULTURAL

30.11.21

Todos os vírus são sorrateiros - Alberto Consolaro

 

Danos neurais virais estão associados a várias doenças de causas desconhecidas

Muitas doenças são “idiopáticas” quando não sabemos as suas causas, como são a paralisia facial de Bell, a neuralgia do trigêmeo e a maioria das doenças neurodegenerativas.

A paralisa facial é a parada súbita dos movimentos de um dos lados da face e pode durar alguns meses. Até hoje, pacientes acreditam que ela aconteceu quando abriu a janela e de repente bateu aquele vento frio no rosto e deu uma “friagem”. Outras pessoas relacionam a paralisia facial com uma tragédia pessoal ou familiar. E, mais incrível ainda, alguns acreditam que foi um besouro ou barata que passou pelo local enquanto a pessoa dormia.

A neuralgia ou nevralgia do trigêmeo é uma dor paroxismal em forma de repetidas agulhadas, unilaterais e quase insuportável, inimaginável, com lacrimejamento simultâneo e o apertar com as mãos o local onde supostamente se origina a dor. Esta dor se inicia em eventos periódicos que pode ser muito frequente. A dor é muito grande, queimante e o ritmo da vida deixa a normalidade. Muitos pacientes acreditam que a causa foi uma “friagem” enquanto outros, que tenha sido um reflexo do sol, de um espelho ou que algum inseto passou pela face. A causa pode estar associada a tumores neurais, compressão neural, doenças autoimunes e ou a danos neurais induzidos por vírus.

A crença nestas causas “diferentes” é tão forte que o profissional ao atender o paciente portador, nem tenta convencer o paciente. Simplesmente se faz o diagnóstico e prescreve medicamentos para amenizar o problema ou solicita exames para identificar uma provável causa, enquanto a doença transcorre o seu tempo natural e volte tudo ao normal ou que se tenha um conformismo de um novo estado de saúde.

As regiões afetadas pela paralisia facial e neuralgia do trigêmeo são normais aos microscópios comuns, mas recentes pesquisas procuram alterações patológicas nos nervos e nos gânglios neurais em aparelhos eletrônicos potentes. Há evidências de que sejam alterações induzidas pela presença ativa de vírus nestas estruturas. Quem tem uma destas duas doenças, o ideal é seguir as orientações de um profissional da saúde atualizado com as novas pesquisas e terapêuticas, incluindo o uso de antivirais.

Os vírus são muito pequenos, mas muito numerosos. Os do grupo herpesvirus que induzem herpes simples e Zoster são os indicados como principais causadores. Ninguém imaginava que doenças virais como essas, tão comuns entre nós, pudessem participar e provocar tamanhos danos na paralisia facial e Neuralgia do Trigêmeo. Muitas doenças, descobre-se depois que a causa são os vírus. Algumas pesquisas procuram relacionar como efeito viral com as doenças neurodegenerativas como Alzheimer e Parkinson.

O melhor que fazemos é evitar ter doenças virais como sarampo, caxumba, varicela, herpes simples, zoster, gripe, zika, papiloma e outras, inclusive a covid-19. Se você não tiver estas doenças, não terá o risco de ter outras lesões provocadas, mesmo anos depois, pela presença insidiosa, indolor, danosa, sorrateira e vingativa do vírus. Isto também ocorre nos casos em que essas doenças virais são leves e até assintomáticas.

Vírus é igual mágoa e ódio que entranha em nossa mente e depois de um certo tempo, você acaba ficando ruim, insidioso, danoso, um sorrateiro fazedor de maldades com escolhas péssimas e nem percebe, sugerindo para si mesmo que assim é ser normal. Credo, vade-retro!

 

Alberto Consolaro  Professor Titular pela USP  consolaro@uol.com.br

 


 


 

 

Nenhum comentário: