AGENDA CULTURAL

27.1.22

Administre a pressão com eficácia - Gervásio Antônio Consolaro

https://epocanegocios.globo.com

Minha cabeça vai explodir

     Quando o sistema imunológico da pessoa está sadio, ela vive melhor, mais e feliz. Por outro lado, diariamente nos vemos em meio a um estresse que prejudica o sistema imunológico.

O que chamamos de estresse? A dificuldade que enfrentamos ao lidar com aqueles fatos que nos colocam pressão.

    Certamente, no meio de um projeto, de um empreendimento, você vai se encontrar sob pressão, com dificuldades, empecilhos e lidar com pessoas.

Os objetivos são os ingredientes que dão propósito à nossa vida.

     No entanto, é no momento de pressão e crise que demonstramos a nossa valentia, a paixão que, apesar da tensão vivendo, nos impulsiona a seguir rumo aos nossos objetivos.

Sob pressão … Sabedoria

      O Dr. Grahan Jones disse num dos seus livros: “Os campeões de elite não são pessoas mais dotadas, são aquelas que aprenderam a amar a pressão, pois ela os impulsiona a conseguir mais estão focados internamente e autodirigidos, concentram-se na excelência e se esquecem do resto; não se deixam distrair pelas vitórias ou fracassos dos outros, tampouco pelas tragédias pessoais, porque estão focados nos resultados a longo prazo. Os campeões adoram as pressões.

     Devemos aprender a administrar pressões, caso contrário, podemos ficar doentes. O “cortisol” que, superando certo nível, é prejudicial ao nosso organismo.

      As pressões são boas, no entanto, quando em excesso, são como venenos que matam.

Pressões bem-sucedidas

      Durante uma entrevista, Tiger Woods disse sobre suas “aventuras”: Eu estava pressionado que senti que tinha o direito de me dar essas coisas.

      “É ignorância não saber diferenciar entre o que necessita ser exibido e o que não precisa.” Aristóteles

       Precisamos distinguir sob que pressão nos encontramos para lidar com ela com eficácia.

     As pressões podem nos deixar doentes, porém também podem nos desafiar a alcançar um novo nível de sucesso.

    Mesmo se estiver sob pressão, não desista. Você precisa saber que, depois de lutar pelo seu objetivo virá um tempo de descanso e de prazer.

Liberte-se de todos e de tudo

      Distancie-se das vozes externas que anunciam fracasso, una-se a seu sonho, a seu projeto. Quando conseguir libertar-se do exterior, sua voz interior dirá: “Não desista! Falta pouco!”.

     Pense em quais são suas pressões e preocupações, defina-se e, quando fizer isso, pergunte-se: Vale a pena seguir dando voltas nesse assunto? Essa pressão vale meu tempo e meu esforço? Para onde esta preocupação está me levando? 

      Depois que você diferenciar uma pressão, doente de uma pressão que o aproximará do seu sonho – o que é própria do nível de liderança e de projeto no qual se encontra – respire fundo , encha-se de paz e siga em frente. Quando cada desafio que empreender estiver inundado pela sua convicção, o estresse só será degrau a mais para subir, e não o obstáculo que o levará abandonar o seu propósito.

     Tudo funciona neste mundo se você souber administrar.

     Por fim, lembre-se de que, quando chegar aonde quer, virá um grande tempo de descanso, prazer e recompensa. 

Gervásio Antônio Consolaro, diretor da AFRESP, ex-delegado regional tributário, auditor fiscal da receita estadual aposentado, formado em administração, ciências contábeis e bacharel em Direito.                      g.consolaro@yahoo.com.br 

Nenhum comentário: