AGENDA CULTURAL

29.1.22

Alimente a sua motivação - Gervásio Antônio Consolaro

 Eu sei que posso

      A velocidade com a qual somos capazes de nos levantar é mais importante do que a queda. Lembre-se: a velocidade é a sua motivação.

     Desânimo é sinônimo de “estar entediado”, “cansado”, “sem vontade.

     Uma pessoa esperançosa estará sempre motivada. Motivação é saber que conseguirá tudo o que deseja, apesar das circunstâncias e de todas as dificuldades da vida.

“A motivação nos impulsiona a começar, e o hábito nos permite continuar”. Jim Ryum

     Uma pessoa motivada não desiste em meio a uma crise, porque sabe que ela a levará ao seu destino. Acredita em seu sonho, na primeira imagem que teve de si mesma dentro dele. Sabe que depois da adversidade vêm as coisas boas, e isso a motiva a seguir em frente.

     A determinação ensina a dormir e a conectar o corpo com o descanso, saber esperar e levantar-se novamente. Ela é o estímulo, é a força de que precisamos para atuar; é alegria e coragem.

     Uma das maiores habilidades dos seres humanos é a capacidade de manter-se em pé mesmo diante das dificuldades. Motivar-se internamente é ter forças e paixão para seguir adiante.

      Porém, muitos de nós precisamos de motivação externa, ou melhor, da permissão alheia para fazer o que realmente queremos É comum pensar: “Se estou motivado, estou autorizado a fazer isso”; e sem percebermos, confundimos “motivação” com “autorização. Quando a motivação externa não chega, a frustração toma seu lugar, e manifestamos nosso conformismo dando explicações como : “E não era o momento”; “Não era para mim”; “Vai saber do que me salvei”. Ou seja, como a motivação interna não é suficiente e a externa não aconteceu, a pessoa decide abandonar seu projeto.

“Toda a atividade humana está motivada pelo desejo ou pelo impulso” Bertrand Russell

Ressaltar o melhor do outro: Todos nós temos pontos positivos e negativos, só precisamos escolher com qual deles iremos nos conectar. Para nos motivarmos com eficácia, devemos focar no aspecto positivo do outro. O importante é fazê-lo lembrar de tudo que conseguiu, aquilo que alcançou.

Ouvir: Quando falamos, não podemos escutar. Para ser motivador, você precisa fazer com que o outro não se interesse pela sua história, mas sim pela dele mesmo. Ser ouvido intensamente faz com que uma pessoa se sinta especial e apreciada.

Churchill dizia: ”É preciso ter coragem para levantar e falar, porém, ainda muito mais para sentar-se escutar”

Stephen  Covey, um dos maiores expoentes da liderança, diz:  “Trate seus funcionários como gostaria que eles tratassem seus clientes, e então eles farão isso quando você não estiver presente”.

Daniel Goleman, o maior mestre da inteligência emocional, afirmou: “Saber escutar é uma das principais habilidades das pessoas com alto nível de inteligência emocional “.

      Precisamos aprender a ouvir mais, a falar quilo que interessa ao outro, a escutar, fazer perguntas, a estimular o outro.

     Por fim, a motivação interna é sintonizar com aquilo que se deseja, o seu propósito, a sua vida. Cada vez que avançar, se autoparabenize. Conecte-se com seu sonho. Uma vez que fizer isso, será muito mais fácil evitar os obstáculos, e, quando o desânimo, a sua motivação o superará.

Gervásio Antônio Consolaro, diretor da AFRESP, ex-delegado regional tributário, auditor fiscal da receita estadual aposentado, formado em administração, ciências contábeis e bacharel em Direito.                      g.consolaro@yahoo.com.br 

Nenhum comentário: