AGENDA CULTURAL

12.5.22

Cada morador de rua tem sua história - o Japonês

Yugo Kabeya
Hélio Consolaro é professor, jornalista e escritor. Araçatuba-SP 
(Texto atualizado às 21h, de 12/05/2022)

Li relato compartilhado pelo bibliotecário da Unesp - Cláudio Hideo Matsumoto - via Facebook, da Assunta Curti, pessoa que também é uma dama da caridade de Araçatuba-SP, sobre uma figura de nossas ruas: Yugo Kabeya. Como último item desta postagem, reproduzi o vídeo com o depoimento do "Japonês" de nossas ruas sobre a importância dos livros, pois ele é (continua vivo e entre nós) um frequentador assíduo da biblioteca municipal Rubens do Amaral e também da Nilo Peçanha, de Birigui.

Cláudio Hideo interessou-se também pelo vídeo porque é bibliotecário, e Yugo Kabeya foi filmado numa biblioteca, discorrendo sobre o valor do templo dos livros.

Senti vontade de compartilhar esse material com meus leitores para realçar que atrás de um morador de rua há sempre uma história interessante, às vezes, fantástica.

Por meio desta página, o professor Sérgio Machado (amigo de infância de nossa personagem) entrou em contato comigo e me contou muito sobre a vida de Yugo Kabeya,

(HÉLIO CONSOLARO).

O RELATO, IMAGEM E TRANSCRIÇÃO

Compartilhando a postagem da Assunta Curti.

Esse senhor se chama Yugo Kabeya, que muitos pensavam que era um morador de rua aqui em Araçatuba, o qual nunca o abordei por não reconhecê-lo como tal, uma vez ofereci ajuda, mas agradeceu com muita educação. Foi reconhecido após vídeo que me enviou Ronaldo TV Band. É de São Paulo, tem esquizofrenia e desapareceu desde a morte de sua mãe em 2012.Formado em uma faculdade de Tóquio e também músico. Fico FELIZ, pois já foi reconhecido por um grande amigo, Sergio Machado, que já avisou a família que achava que estava morto. Glórias a Deus!!!!!
O VÍDEO

Este vídeo está registrado como sendo Yugo Kabeya tocando instrumento musical: 

https://www.youtube.com/watch?v=haUBmQhyfLc

 

3 comentários:

Anônimo disse...

Sempre que o vejo imagino que possa ter boa cultura e já tive a vontade de me aproximar dele para saber o quê o deixa em situação de rua.Faltou coragem.Obrigada, Helio.

Anônimo disse...

Parece que já o vi nas proximidades do restaurante sabor caseiro na rua bandeirantes, na hora do almoço.. não mexe com ninguém.

Hélio Consolaro disse...

Meu amigo Heitor Gomes (escritor, queiboeiro) escreveu o seguinte comentário pelo zap e me autorizou acrescentá-lo aqui:

Esse artigo me lembra o escritor joe vitale, best saler mundial, que participou do livro "O segredo" da Ronda Byrne. Ele foi morador de rua numa cidade dos Estados Unidos, onde dizia que sua maior preocupação era como conseguir uma marmita para almoçar. Dormia embaixo das pontes e viadutos. Sempre que ia na biblioteca da cidade para poder ler sem pagar . A literatura o fez mudar de vida, arrumou um trabalho rústico e comecou estudar a noite. Se formou e escreveu seu primeiro livro. Hoje é Dr PHD. Seus livros se tornaram conhecidos em varios países. Seu livro mais recente é o "Limite zero" que fala sobre o Hooponopono, uma técnica Havaina de limpeza de memórias. A leitura é maravilhosa. Eu sou um leitor compulsivo e posso dizer que nos ultimos 20 anos li muito mais de 500 livros. Sendo que alguns reli várias vezes. A leitura tira o homem da mediocridade levando_ o transcender limitações inimagináveis.. AMÉM.