AGENDA CULTURAL

26.5.22

Nunca dizem não sei e nem me desculpe! - Alberto Consolaro

Soberbos, como são chamados os arrogantes e orgulhosos, têm autoimagem deformada!

 Pare! Sabedoria requer reflexão e abstração, mas precisa de tempo e liberdade, justamente o que não se têm à vontade, pois lhe cobram o tempo todo produção ou dinheiro. Se não cuidar, passa o tempo e o envelhecimento virá sem sabedoria. E todo dia cansado, quando parar para pensar, você dorme e tome mais um dia! Assim, o humano se escraviza sem perceber que não tem tempo para ser sábio.

Está difícil sentir humildade e simplicidade nas pessoas. Sem tempo, a maioria não se cumprimenta, não olha em quem partilha ruas, corredores, lojas e parques! Mesmo as que se cruzam todos os dias, se comportam como transparentes, inodoras, superiores e sem dentes, já que nenhum sorriso se vê! São postes ambulantes de indiferença humana ou simplesmente soberbos, como são chamados os arrogantes e orgulhosos.

POSSÍVEIS CAUSAS

A dificuldade das pessoas em se desculpar ou dizer não sei, pode estar em algumas frases ditas às crianças como:

1.Filho, você nasceu para ser feliz!  Epa, não é bem assim, você nasceu e pode ser feliz, mas vai ter que dar uma “raladinha” antes! Contar isso para as crianças fará muito bem, muito mais que deixar dois apartamentos de herança! Terá que ter competência mínima, compreender o mundo e viajar na estrada do autoconhecimento.

2.Você é insubstituível! Impossível, assim que morrermos, acidentarmos, desistirmos ou aposentarmos, outro virá o que faz parte do processo evolutivo geracional. Vida que segue sem você.

3.Você é o mais lindo do mundo! Que tal dizermos que é lindo, admirável e quase irresistível e poderá até ser modelo, mas o mais lindo do mundo é demais.

4.Ninguém é mais inteligente que você! Ou você sabe tudo! Ou é o melhor do mundo. Ele vai acreditar, afinal foi sua mãe que disse e é a principal referência. Os outros estarão sempre errados e a mãe, sempre certa! Ensinemos que não precisa ser a mente mais brilhante do universo.

5.Não converse com estranhos, não interaja com ninguém, pode ser perigoso pois as pessoas são ruins! O que fica na cabeça do adulto na sua relação com o mundo, ouvindo agora que deve cultivar a empatia e a solidariedade com o próximo se a família falava o contrário?

Deste modo, surgem os profissionais, professores, cientistas e políticos soberbos, que nunca erram diagnósticos, cálculos e nem emitem conceitos errados! Teimam até a morte, pois aprenderam que são infalíveis. Nunca pedem perdão e reconhecem erros, por mais explícitos que sejam! Há pessoas que jamais falam não sei.

Essas frases elevam sobremaneira a autoestima e podem criar soberbos. O filho pode ser lindo e inteligente, mas não precisa ser o melhor, sempre haverá os tão inteligentes quanto e nem por isso deixará de ser amado e admirado! Ensinemos que o céu com uma estrela apenas seria muito sem graça.

A humildade verdadeira, sem pieguices, nos coloca na real insignificância no universo enquanto indivíduo. E a simplicidade nos permite dividir esta visão com todos, visto que todos têm a mesma significância no universo, ou seja, quase nenhuma! Só seremos importantes para quem interagimos. Que me desculpem os soberbos, orgulhosos, poderosos, gurus intelectuais, a sabedoria se manifesta apenas quando se soma simplicidade com humildade!

REFLEXÃO FINAL

O excesso de informações produz muitos ignorantes. Os sábios, e em consequência humildes e simples, sabem que o maior inimigo do conhecimento não é a ignorância, mas sim, a ilusão de conhecimento.

Os soberbos recebem muita informação e pensam que adquiriram conhecimento, que só vem com a reflexão, compreensão e abstração. Isso eles não fazem. Em uma roda de amigos, é fácil identificar o soberbo: ele se acha esperto, inteligente e bem-informado! Não dá nem para brincar de esconde-esconde, pois ele mesmo se acha!

Alberto Consolaro  
Professor Titular da USP  
FOB de Bauru

Nenhum comentário: