AGENDA CULTURAL

12.5.22

Vamos imitar Sócrates uma vez por dia? - Alberto Consolaro

    

Sócrates é considerado o pai do pensamento ocidental e não sabia ler e nem escrever!

Sócrates dizia que para se chegar à verdade são necessários o diálogo, o questionamento e a explicação para tudo. E que assim se pode se entender a vida como ela é verdadeiramente, sem hipocrisia. A frase mais famosa de Sócrates, o pai do pensamento ocidental, sempre foi: - Posso perguntar?

Se alguma criança for um perguntador nos dias de hoje, irão dizer: que menino chato e questionador! Que dará muito trabalho para os pais, só porque ele faz a mesma coisa que Sócrates ensinava: questionar sempre! Esta é a razão da vida e será que estamos fazendo, pensando ou vendo ao nosso redor e, quiçá, à distância, para melhorarmos?

Tudo que você pensar, Sócrates já disse ou explicou naquela época remota da Grécia Antiga! Sócrates foi um iluminado. Se na época de Sócrates existisse patentes e marcas registradas, teríamos que pagar direitos a ele por quase tudo que falamos ou fazemos, mesmo neste mundo informatizado!

DIAGNÓSTICO

Se você se irrita com questionadores, repense qual é o seu papel por aqui. Serás um ditador enrustido? Tens cultura e discernimento para compreender a razão de uma pergunta ou se assume como um ogro inculto disfarçado de cidadão civilizado, até que um dia a máscara caia ao brigar com quem lhe perguntou algo que julgaste impróprio?

O questionador, o crítico e o opositor têm o papel de ajudar o interlocutor a dar luz à verdade. Devemos exigir sempre e insistentemente no diálogo e na transparência nas relações humanas pessoais e do trabalho. As doenças psicológicas devem ser tratadas e não devemos aceitar que psicopatas extravasem seus males na forma de preconceitos, ideologias cegas e ignorância bruta, estúpida e grosseira.

Você consegue identificar alguém que se irrita com qualquer pergunta que (1) não lhe convenha responder, (2) que ele não saiba sobre o assunto ou (3) até que saiba, mas sabe demais e não quer se comprometer? Você o chamaria de: 1. louco varrido, 2. ignorante ou 3.  mal-intencionado? Pois é! Seria tão bom se pudéssemos analisar e avaliar todos os dias o que e quem nos cercam!

O ANALFABETO

Sócrates era analfabeto! Ele não sabia escrever ou ler e seus livros e ensinamentos foram anotados por seu brilhante aluno chamado Platão, que depois se tornara um grande filósofo e pensador!

Sim, pode parecer incrível e até inacreditável, mas o pai do pensamento do mundo ocidental não tinha nenhuma escolaridade. Ele demonstrou que cultura, sabedoria e gentileza se obtêm vivendo e refletindo sobre nossas experiências e observações do ambiente que nos cerca! Sócrates foi um sábio pensador e um filósofo maior!

REFLEXÃO FINAL

Posso perguntar? Quantos toscos, grosseiros e bossais você conhece que são letrados e graduados na vida pública e privada, e não têm a mínima sabedoria e nem respeito pelo próximo e pela vida humana?  São muitos ou seriam poucos? Faça uma lista. Reflita, converse e pergunte sobre eles, isto pode ser uma forma singela de melhorar o mundo!

Alberto Consolaro - professor titular pela USP  

consolaro@uol.com.br

Nenhum comentário: