"Sua grande beleza”, já nos disse Pablo Neruda, e, muitas vezes, estar ao alcance das nossas mãos. E nós olhando muito para além delas. Nessa toada, “ em algum lugar, algo incrível está esperando para ser descoberto...” como pontuou Carl Sagan. Muitas coisas podem ser. Para mim, foi ver na sua delicadeza e alegria, a resiliência de guerreira, caríssima Carol.
Nesses momentos se aprende que “ a idade não é a que temos mas a que sentimos “, assim como “ a vida não é a que a gente viveu e sim como a gente recorda, e como recorda para contá-la”, como nos escreveu Gabriel Garcia Marquez. E por ai, poderia contar um pouco que sei da sua vida, suas lutas, sua filhota tão amada, da loja e de alguns debates nossos, entremeados por generoso uísque do seu pai e, também, das minhas preocupações minhas com você. (Ainda conservo certo maoísmo...). ou que você mesma possa contar, nessa data as lembranças das suas permanências e todas as outras vidas que compõem a sua como um brado de luta para a plena libertação dos espíritos e de resistência, contra todas as formas de opressão e preconceitos. Afinal se “cada vida é uma vida feita de todas as vidas” ( Neruda), temos compromisso de continuar contando...
E isso importa muito nesses tempos de incertezas, pois todas essas outras vidas, celebram as lutas dos povos, sintetizam a luta de gênero, a luta étnica, as lutas antirracista, antifascistas e anti-imperialistas bem como tantas outras nas lutas de classes, que criminosos insistem em nos submeter, em nos subjugar, nos matar , nos exterminar. Sem contar que ainda precisamos nos livrar das mentiras, da ignorância e seus derivados, da negação das Ciências...
Que nesse 12 de janeiro de 2026 possa celebrar seu aniversário, com aqueles/as que se importam com você, os de perto ou os de longe, bem como daqueles/as que não sabem da sua existência, mas que acreditam que estão de mãos dadas com você por um mundo que, para ser possível, precisa ser construído, a cada dia, com as nossas lutas. E fiquemos atentos, pois, como lembra Garcia Marques ...“Com o tempo tudo passa. Vi, com alguma paciência, o inesquecível tornar-se esquecido e o necessário sobrar.”
Conta sobre sua VIDA para pessoas queridas, pois como também escreveu o grande escritor colombiano, “a vida não é mais do que uma contínua sucessão de oportunidades para sobreviver”, sendo que “a memória do coração elimina as más lembranças e enaltece as boas e que graças a este artifício conseguimos suportar o passado”, pois “os seres humanos não nascem para sempre no dia em que as mães os dão à luz, e sim que a vida os obriga outra vez e muitas vezes a se parirem a si mesmos”.
Por outro lado saiba mais uma vez que seu nascimento trouxe a possibilidade de nos conhecermos e, é uma alegria por saber que, de alguma maneira, você cruzou minha vida. E para mim isso é motivo de celebração, uma celebração pública permitida, mas uma celebração sincera pela pessoa importante que você se tornou para mim. Vida longa, Carol.
AMO VOCÊ. ARAÇATUBA, 12 DE JAEIRO DE 2026
Marcos Francisco Alves, professor, Araçatuba-SP

Nenhum comentário:
Postar um comentário