AGENDA CULTURAL

11.1.11

A UBE deverá realizar o V Congresso Brasileiro de Escritores em Ribeirão Preto.

Reunião da diretora da UBE com a prefeita Dárcy Veras,
prefeita de Ribeirão Preto, em 18 de outubro de 2010.   
A UBE aceita convite da prefeita de Ribeirão Preto,  Dárcy Vera. e deverá realizar o V Congresso Brasileiro de Escritores na cidade de Ribeirão Preto. 

Convidados pela prefeita Dárcy Vera, o presidente da UBE, Joaquim Maria Botelho, e o diretor de Integração Nacional, Menalton Braff, reuniram-se em audiência e receberam a oferta de que a cidade de Ribeirão Preto seja a sede do V Congresso Brasileiro de Escritores. 

A intenção da UBE, com apoio da prefeitura é realizar o V Congresso Brasileiro de Escritores no período de 12 a 15 de novembro de 2011. O primeiro passo será a elaboração de convênio entre a prefeitura e a UBE, que deverá ser aprovado pela Câmara dos Vereadores. Em seguida, os parceiros buscarão o envolvimento de entidades da iniciativa privada para viabilizar o congresso. 

"Sugeri que o evento seja realizado em Ribeirão por saber da forte identidade literária que a cidade e região apresentam?, disse a prefeita, que indicou como interlocutor da prefeitura junto à UBE o presidente do Instituto do Livro de Ribeirão Preto, Edwaldo Arantes. ?Sediar este Congresso em Ribeirão Preto é motivo de orgulho, já que o evento até hoje só aconteceu na capital?, destacou a prefeita Dárcy Vera. 

O presidente da UBE, ao aceitar o convite, destacou que a filosofia da atual diretoria, de expandir as atividades da entidade para o interior e para outros estados já mostra efetividade, com a criação de núcleos da UBE em Araçatuba, Salvador e, brevemente, em Mococa (interior de São Paulo) e Canoas (Rio Grande do Sul), sempre graças aos esforços do dedicado diretor de Integração Nacional, Menalton Braff. "A realização de um congresso desse porte no interior é a maior prova de nossa preocupação em consolidar ações nacionais em favor do escritor e no estabelecimento de políticas culturais consistentes", disse o presidente. 

A diretoria da UBE tratará agora de formar o Comitê Organizador e o Comitê Curador do V Congresso Brasileiro de Escritores. O evento será aberto a escritores de todo o país e também a professores e estudantes de Letras e cadeiras que estimulem a produção literária. 

Jornada Lusófona - Dentro da programação do Congresso, será realizada também a Jornada Lusófona, que reunirá escritores de países falantes de língua portuguesa, entre eles: África, Portugal, Ásia e Brasil. 

Jornada Sul-Americana - também dentro da programação do congresso, a UBE pretende realizar a Jornada Sul-Americana - com a presença de escritores e estudiosos da literatura sul-americana. 

I Congresso 1945 - Em 1944, incentivada por Jorge Amado, Aníbal Machado , Oswald de Andrade e outros, a Associação Brasileira dos Escritores (entidade da qual UBE é herdeira) resolveu realizar um congresso. No dia 22 de janeiro de 1945, instalou-se no Teatro Municipal de São Paulo o I Congresso Nacional de Escritores. Participaram desse primeiro congresso nomes expressivos da intelectualidade do país, além de convidados estrangeiros. A mesa diretora era composta, entre outros, por Aníbal Machado (presidente), Sérgio Milliet, Dionélio Machado, Murilo Rubião e Jorge Amado. Durante o encontro, foi redigido um manifesto exigindo a legalidade democrática como garantia da completa liberdade de pensamento, e a instalação de um governo eleito pelo povo mediante sufrágio universal direto e secreto. 

II Congresso 1985 - Promovido pela União Brasileira de Escritores em São Paulo, o congresso foi realizado de 19 a 21 de abril de 1985, tendo sido prestigiado por mais de 1.000 autores de todo o Brasil. 



(do jornal O ESCRITOR, dezembro de 2010, da UBE)

Um comentário:

Anônimo disse...

Aprendi muito