Conheça alguns dos artistas do mundo da música que investem em causas sociais e ecológicas
Por Redação - Revista Bravo
O cantor sul-africano Dave Matthews e sua banda
Temas que antes pertenciam a discursos dos rotulados "bichos grilos", como preocupação com o meio ambiente, questões sobre pobreza e educação, hoje estão cada vez mais presentes na fala dos artistas. Muitos músicos passaram a dividir a sua agenda entre shows e iniciativas sociais. Conheça algumas bandas que abraçaram esta causa.
Scorpions
Em agosto de 2007, o grupo alemão de hard rock Scorpions se apresentou para cerca de 40 mil fãs no sambódromo de Manaus, no Amazonas. Em parceria com o Greenpeace, organização global e independente que atua em defesa ao meio ambiente, a apresentação visava chamar a atenção do público para os perigos do desmatamento da Floresta Amazônica - no palco, os músicos exibiram uma faixa com os dizeres: "Chega de desmatamento! Sem Amazônia não há futuro".
No ano seguinte, a banda voltou ao Brasil em uma turnê mundial dedicada a causa, Humanity World Tour - Acoustica. Resultado dos shows, o DVD "Amazônia - Live in the Jungle", que conta com as apresentações de Recife e Manaus, teve sua venda, no Brasil e México, destinada a projetos ambientais.
Assista a um trecho do show dos Scorpions que integra a turnê Humanity World Tour:
Bad Boys Running Wild
Rock You Like a Hurricane
Jack Johnson
Em 2008, o cantor havaiano de soft rock Jack Johnson e sua esposa, Kim, fundaram, com os frutos da turnê do mesmo ano, a Johnson Ohana, organização de caridade em prol de causas ambientais, artes e educação musical. Até o momento, a Fundação já arrecadou 1,3 milhões de dólares.
Mais tarde, Johnson criou também a All At Once, uma rede social de ação que integra e levanta fundos para grupos não lucrativos. No ano passado ela recebeu 525 mil dólares angariados na turnê To The Sea. A campanha de 2010 da rede contribuiu com 220 grupos comunitários ao redor do mundo destinado a iniciativas para redução de utilização de plástico, educação ambiental, programas de alimentação sustentável, preservação do oceano e lençóis freáticos e ações de reflorestamento.
Assista a dois videoclipes do cantor:
Sitting, Waiting, Wishing
You And Your Heart
Dave Matthews Band
A presença do grupo sul-africano Dave Matthews Band no Brasil pôde ser vista em duas oportunidades - em 2009, no Festival About Us e em 2010, no SWU (Começa com você) -, ambas no estado de São Paulo e em eventos relacionados a preservação do meio ambiente. O primeiro disseminava a ideia de "entretenimento a favor da sustentabilidade" e o segundo, que teve fama de Woodstook brasileiro, reuniu bandas e iniciativas culturais ecologicamente corretas.
Desde 2008, Dave Matthews, vocalista do grupo, compensa as emissões de carbono, geradas ao longo de sua carreira, utilizando energia limpa e investindo em ações de reflorestamento e plantio de árvores. Em 2010, os músicos da banda firmaram parceria com a ONG FilterForGood, que incentiva a redução do uso de produtos de plástico, e têm estimulado os fãs a portarem e manterem suas garrafas de água, evitando a compra e descarte do material.
Ouça algumas músicas da banda:
Crash in to me
Ants Marching
Nenhum comentário:
Postar um comentário