AGENDA CULTURAL

14.6.11

Tributo a Mercedes Sosa - texto e videoclipe





Especial Musical: Uirapuru Latino-americano
Homenagem a Mercedes Sosa

“E o canto de todos, que é o meu próprio canto”, já dizia a canção de Violeta Parra, Gracias a la vida, sucesso na voz da cantora argentina Mercedes Sosa. Este é o espírito que resume bem o Especial Musical: Uirapuru Latino-americano em homenagem à cantora, que vai ao ar no dia 22 de junho, às 22h. Gravado em março de 2010 no Sesc Pinheiros, com direção geral de Ricardo Frigoli, o show conta com as vozes de cinco cantores convidados: Márcia Castro, Renato Braz, Coqui Sosa (sobrinho da cantora), Mônica Salmaso e Cida Moreira.

Durante o programa, você confere comentários dos músicos nos bastidores, sobre a obra, a vida e as ideologias de Mercedes Sosa, que teve importância musical, política e social para todo o mundo, pregando a liberdade, a paz e a diversidade por meio da sua música. A cantora levou a todos os povos o idioma e o sentimento latino-americano, a unidade de um continente através do canto, interpretando canções de compositores dos diversos países da América Latina.

Exilada em 1977, durante a ditadura argentina, ela se tornou “um símbolo do que não se podia fazer, do que não se podia mencionar, do que não se podia dizer, do que não se podia desejar”, como lembra Popi Spatocco, pianista de Mercedes e diretor musical do espetáculo. Seu retorno, em 1984, igualmente simbolizava a esperança de um novo tempo.

Seu sobrinho Coqui Sosa fala sobre o Movimento do Novo Cancioneiro, na década de 1960, que nasceu em Mendoza, e revelou ao mundo nomes como Silvio Rodríguez, Pablo Milanés, Tejada Gómez e Oscar Matus, que foi marido de Mercedes. La Negra, como ela era chamada, foi o expoente do movimento e é até hoje, mesmo após sua morte, em 2009, uma das figuras mais importante da música popular mundial.

Neste Especial Musical, os cantores transmitem toda a emoção das canções que ficaram famosas na voz de La Negra, como 
(Julio Numhauser), na voz de Márcia Castro; os sucessos Volver a los 17 e Gracias a la vida (Violeta Parra), na voz de Mônica Salmaso; e Los hermanos (Atahualpa Yupanqui), encerrando o programa com os cinco cantores convidados reunidos e a gravação com a voz original de Mercedes Sosa. Os cantores se apresentam com os instrumentistas originais da banda de Mercedes, que a acompanharam por mais de vinte anos em turnê: Popi Spatocco (piano), Jorge Giuliano (violão), Carlos Genoni (Baixo), Fernando Guevara (percussão). A assistente pessoal da cantora, Maria Mañano Cerna, que esteve com ela por 15 anos, também faz uma participação especial em cena, preparando o camarim.

Nenhum comentário: