AGENDA CULTURAL

23.7.11

A POBREZA DA LEITURA NA FACULDADE Equipe Leitura Crítica


Será que a sua formação básica na Universidade foi semelhante à dos resultados obtidos nesta pesquisa? De 1º de janeiro a 29 de abril de 2010, o Portal Leitura Crítica realizou uma pesquisa on line a fim de conhecer alguns aspectos da formação universitária que os respondentes receberam sobre leitura.
Uma das perguntas era a seguinte:

Durante a sua formação na faculdade, que tipo de texto você mais leu?
___ livros na íntegra
___ artigos de revistas
___ textos xerografados
___ textos da Internet
___ textos copiados da lousa


Sem dúvida que a resposta esperada era a de que os livros na íntegra e os artigos de revistas (principalmente os periódicos científicos) fossem os mais frequentemente indicados pelos participantes da investigação. Entretanto, não foi isto o que aconteceu. Lamentavelmente, diga-se.
Vejam os resultados no quadro abaixo:
Quer dizer: os textos xerocados são mais usados do que os textos na íntegra. Quase 60% dos respondentes indicaram o xerox como fonte básica de leitura. E isto nos faz indagar se a formação dos professores não é feita com textos fragmentados e descontextualizados. Além disso, nos faz indagar se o costume de xerocar textos não está diretamente relacionado a um ensino frágil, feito às carreiras, afastando os estudantes dos livros e outros textos inteiros, com sequência e unidade na origem.
Esta evidência põe em questionamento aquilo que se oferece ou se apresenta aos estudantes para leitura durante a sua formação universitária. Certamente um mal que deve ser cortado pela raiz pelo próprio ensino universitário, que parece fornecer retalhos e que afasta os formandos das bibliotecas, das livrarias e das obras com unidade de conteúdo.
O Portal Leitura Crítica se posiciona totalmente contrário a esse tipo de cultura por considerá-la não apenas usurpadora dos direitos autorais, mas principalmente porque a continuidade dessa prática empobrece a formação acadêmica e o próprio conhecimento dos estudantes.

FONTE: Portal Leitura Crítica – www.leituracritica.com.br

Um comentário:

jhamiltonbrito.blogspot.com disse...

Nossa! Eu li mais livros fazendo o ginásio do que na faculdade.
Fazendo o curso universitário mesmo não me lembro de ter lido nenhum. Vou perguntar para a Mercília Rodrigues se ela se lembra de algum...fora, eu ainda me lembro do famosíssimo Eram os deuses astronautas , do Deniken e alguns do Jorge Amado...vichi!.