AGENDA CULTURAL

29.12.11

Começar o ano com o pé direito


Dez conselhos para você começar o ano de 2012 com o pé direito

da redação   - www.maissde50.com.br     
29/12/2011 

O ano de 2011 saiu como você esperava? Os planos e metas que traçou no começo do ano foram cumpridos? O final do ano é época de reflexão. Rever os erros e acertos do ano que está terminando é muito importante para organizar como será o que ainda está para começar. Manter o equilíbrio, planejar-se financeiramente e contar com a ajuda de amigos e parentes são apenas algumas das dicas que apresentamos para que você comece 2012 com o pé direito.

Apesar de ser, às vezes, bastante dolorido pensar nos erros que cometemos durante o ano, essa avaliação não pode deixar de ser feita. De acordo com a enfermeira especialista em Geriatria e Gerontologia pela UnATI/UERJ Carolina de Oliveira e o psicólogo do Instituto Sequóia, professor da UnATI/UERJ e especialista em Geriatria e Gerontologia Wallace Hetmanek, "para os planos funcionarem é fundamental entender sobre si, seus erros e desvios para, então, iniciar com os novos objetivos. Saber porque desistiu de uma meta, porque paramos no meio de algo que planejamos e como perdemos a motivação para algo que parecia tão importante antes do ano começar".

Se você planeja um 2012 maravilhoso, Carolina e Wallace prepararam dez dicas fundamentais para quem não quer perder tempo. No entanto, eles destacam que "não existe uma fórmula ou regra básica para realizar as mudanças e buscar tais objetivos. Cada um tem o seu ritmo para fazer as coisas, mas é bom lembrar que é necessário o esforço de cada um de nós para alcançar o êxito. Pense nas dicas abaixo e utilize-as como ferramentas para desenvolver as suas próprias habilidades. Vale ressaltar que, quando priorizamos um número limitado de objetivos para um determinado período de meses, temos uma maior possibilidade de atingir as metas”. Confira:

1- Evite frustrações e invista em motivação: esse tópico diz respeito ao cálculo do tamanho dos passos a serem dados. Por exemplo, para quem pretende emagrecer, não pense em "perder" peso. Ninguém gosta de perder e quem perde costuma ficar procurando para achar. O mais importante é definir quanto se pretende e o porquê se deseja isso. Uma vez definidos esses dois pontos, não se esqueça de dividir por 12, que é o número de meses do ano

2- Tenha equilíbrio: talvez ritmo seja a palavra chave aqui, pois diz respeito à motivação necessária para colocar alguma coisa em prática. É muito comum que as pessoas iniciem uma meta para o ano com vontade de completá-la em uma semana ou em dias. Isso em geral leva à frustração e à sensação de que "é tudo difícil demais"

3- Conte com a família e os amigos: costuma ajudar muito comunicar e pedir ajuda aos parentes e conhecidos para as metas. O ano novo é precedido pelo Natal, que, em geral, é uma oportunidade de refazer laços rompidos e de se aproximar dos familiares. Dizem que é tempo de perdoar. Portanto, aproveite para praticar

Um comentário:

Anônimo disse...

Eu só posso começar o ano com o pé direito, pois o esquerdo está "detonado", por mais que me esforce ele se nega a caminhar tranquilamente, por isto saltitando como um saci, entrarei para o ano 2012 com o pé direito. Espero que isto acontece com voce, calma... não a anulação do pé esquerdo, mas o pé direito em plena atividade. Feliz Ano Novo, caro amigo.
Marianice